Bissau - A Comissão Nacional de Eleições agendou, para meados de Setembro, um encontro de concertação com os parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau.
O anúncio foi transmitido esta terça-feira, 16 de Agosto, pelo Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional de Eleições e Porta-voz da organização, Orlando Veigas.
O objectivo do encontro consiste em mobilizar os recursos materiais e financeiros, com vista à sustentabilidade do Plano Estratégico da Comissão Nacional de Eleições, estimado em cerca de 9.4000.000 dólares.
Esta quantia será atribuída aos trabalhos de recenseamento eleitoral, estimando-se em cerca de 2,7 milhões de dólares. Às eleições autárquicas corresponderá o valor de 2.245 mil dólares, às eleições legislativas destinam-se 3.640 mil dólares, à segurança de processo eleitoral correspondem 230 mil dólares e, destinado à capacitação institucional está o valor de 500 mil dólares americanos.
Trata-se de um instrumento de trabalho para as instituições gestoras do processo eleitoral na Guiné-Bissau, cujo valor total é estimado em mais de 10 milhões de dólares, incluindo os trabalhos de assistência técnica.
Entre outros aspectos destacados neste documento, consta a realização das primeiras eleições autárquicas na Guiné-Bissau e as próximas eleições legislativas, agendadas para 2012.
Contribuir para aprofundar o esforço de participação cívica das populações no processo democrático no país e promover a capacitação institucional das administrações eleitorais, são alguns dos objectivos previstos pelas autoridades eleitorais nacionais.
Este evento será orientado sob a responsabilidade do Governo da Guiné-Bissau, em parceria com a Comissão Nacional de Eleições.
Sumba Nansil
Sem comentários:
Enviar um comentário