terça-feira, 30 de agosto de 2011

Visita do vice-presidente sul-africano à Bissau

Bissau - O vice-presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, chegou segunda-feira à noite em Bissau para uma visita de 48 horas destinada a reforçar as relações entre os dois países, soube-se de fonte oficial.

Motlanthe "responde ao convite do Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, no quadro do reforço dos laços de amizade e de cooperação entre os dois países, bem como do plano bilateral e multilateral", indica um comunicado do ministério bissau-guineense dos Negócios Estrangeiros.

O vice-presidente sul-africano deverá manter encontro com o Presidente Malam Bacaï Sanha a quem fará a entrega de uma mensagem do chefe de Estado sul-africano Jacob Zuma, segundo a mesma fonte.

Montlanthe visitará igualmente a sede do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo-Verde (PAIGC, no poder), uma formação que possui relações com o Congresso nacional africano (ANC, no poder na África do Sul) que remontam da época de luta pela independência e libertação dos seus povos.

A assinatura de um acordo de cooperação entre Bissau e Pretória está igualmente na agenda desta visita que culminará com uma conferência de imprensa de Motlanthe, antes do seu regresso à África do Sul previsto para quarta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário