terça-feira, 23 de agosto de 2011

Movimento social para igualdade de gênero lançado no Senegal

Dakar – Um movimento social baseado em estudos realizados na Gâmbia, na Guiné–Bissau e no Sénega foi lançado segunda-feira em Dakar com objectivo de estruturar melhor a luta pela igualdade dos sexos, constatou a PANA no local.

A ceremonia se desenrolou-se durante um ateliê de dois dias sobre as violências baseadas no gênero e sobre o movimento social feminino.

O encontro decorre sob a égide do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESERIA) em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a Organização das Nações Unidas para as Mulheres (ONU-Mulheres).

O secretário executivo do CODESRIA, Ebrima Sall, declarou nessa ocasião que, para a fase –teste, dois estudos foram feitos em três países representativos da África Ocidental que têm trajetórias políticas diferentes, nomeadamente o Senegal, a Gâmbia e a Guiné-Bissau.

Ele indicou que o objectivo é construir um movimento social feminino dinâmico.

Exprimindo-se durante o encontro, a ministro senegalesa da Cultura , Gênero e Quadro da Vida, Awa Ndiaye, declarou que essas pesquisas ciêntíficas soam como uma interpelação   que chama a atenção sobre os dos conceitos sociais que caraterizam com as suas marcas a África Ocidental.

Considerou que o movimento social das mulheres não deve ser um movimento de mais na sub-região.

O ateliê, que começou nesta segunda-feira, agrupa pesquisadores africanos, represententes locais da UNESCO, da Organização das Nações Unidas-Mulheres (ONU-Mulheres),  da Gâmbia, da Guiné-Bissau e do Senegal.

Sem comentários:

Enviar um comentário