O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, exonerou hoje Amine Saad do cargo de procurador-geral da República e nomeou para o seu lugar Edmundo Mendes, que exercia funções como diretor adjunto da Polícia Judiciaria.
Em decreto presidencial divulgado, nesta terça-feira, pela Presidência da Republica, Malam Bacai Sanhá não especifica os motivos que levaram à exoneração de Amine Saad, procurador-geral desde novembro de 2009.O decreto apenas anuncia que o chefe de Estado guineense ouviu o Governo, e que a decisão entrou em vigor a partir do dia 01 de agosto. O jurista Edmundo Mendes é senhor que se segue para o cargo de novo Procurador.
De referir que, ainda hoje, o Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai reuniu com o Conselho de Estado para analisar a crise política que se vive no país com a oposição a exigir a demissão do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior que acusam de, alegadamente, ter responsabilidades nos assassínios de figuras políticas ocorridas em 2009.
Após uma reunião de mais de quatro horas na Presidência da Republica, os conselheiros de Estado entenderam que o momento por que passa o país requer que haja diálogo e consertação entre as forças vivas da nação guineense, sublinhou Francisco Benante, porta-voz do Conselho de Estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário