segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Financiamento da Unesco para educação virtual vai beneficiar a Guiné Bissau

Agência concede US$12 milhões para biblioteca digital para países da Uemoa no âmbito da reforma do ensino superior.

alt

Nova York - A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, concede esta sexta-feira (11) um apoio de US$12 milhões para a criação de uma biblioteca digital a ser usada por várias universidades da África Ocidental.


O acordo de financiamento será assinado pela directora-geral da Unesco, Irina Bokova, e o presidente da União Económica e Monetária da África Ocidental, Uemoa, Soumalia Cissé. A doação surge no âmbito de um acordo assinado há cinco anos.
Segundo a agência, o montante visa aumentar a capacidade dos países membros da Comunidade dos Países da África Ocidental, incluindo a Guiné-Bissau, à luz do projecto de reforma do ensino superior em curso na região, noticiou a Rádio ONU.


A propósito, Irina Bokova disse que "a educação superior é uma força vital para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza."
De acordo com a responsável, "os membros da Uemoa desenvolvem uma reforma ambiciosa nesse domínio, num claro empenho estratégico com vista ao reforço da sua capacidade de pesquisa, inovação e criatividade."


O projecto de três anos tem por objectivo modernizar a infra-estrutura educacional e administrativa das universidades regionais. Adicionalmente à biblioteca digital, será criado um instituto de gestão das aulas virtuais.


A iniciativa prevê a intalação em vários campus universitários, de equipamentos de fibra óptica e conexão de alta velocidade para pelo menos 200 computadores.


A implementação do projecto estará a cargo dos escritórios da Unesco na capital do Mali, Bamaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário