segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Governo proíbe abate de primatas e animais de grande porte

Bissau - O Governo da Guiné-Bissau decretou a proibição total do abate de primatas e animais de grande porte, disse hoje (segunda-feira) à Agência Lusa o director-geral da Floresta e Caça, Malam Cassamá.  

Segundo aquele responsável, a medida visa controlar, por um lado, a diminuição da população dessas espécies animais em vias de extinção na Guiné-Bissau, e, por outro, ir ao encontro das convenções internacionais assinadas pelo país.  

Entre os animais abrangidos pela decisão figuram o macaco (de todas as espécies), o hipopótamo, a onça, o búfalo e o leão.  

"Desde o mês de Janeiro está proibida a caça e venda de qualquer peça desses animais. Quem for apanhado a caçar ou a vender, mesmo que seja o dente ou o pelo, de um desses animais terá que ser processado criminalmente", afirmou o director-geral da Floresta e Caça.  

Em relação à madeira, Malam Cassamá explicou que o Governo "viu-se obrigado" a tomar a medida da proibição da exportação do toro como forma de travar a desflorestação e "envio da mais-valia para fora do país".  

"Quando a madeira é exportada do nosso país para o estrangeiro está-se a enviar a mais-valia que esse recurso poderia gerar para o Orçamento" da Guiné-Bissau, defendeu Cassamá.  

É intenção do Governo guineense incentivar a transformação local da madeira.  

A madeira da Guiné-Bissau é exportada em toro para Cabo Verde, Portugal, Espanha, China e Índia, especificou o diretor-geral. 

De acordo com Malam Cassamá, por ano a Guiné-Bissau exporta entre dois a três mil metros cúbicos de madeira em toro.

Sem comentários:

Enviar um comentário