segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guiné-Bissau: Portugal e a Guiné-Bissau analisam protocolo de cooperação

Bissau - Os directores-gerais dos Assuntos Consulares e das Comunidades Guineenses, iniciam esta segunda-feira, uma visita de trabalho a Portugal.

A notícia foi avançada à PNN, por uma fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. De acordo com a mesma fonte, a deslocação tem como objectivo pôr em andamento o protocolo de cooperação assinado no ano passado, entre o Governo da Guiné-Bissau e as autoridades portuguesas, através da Direcção-geral dos Assuntos Consulares e Comunidades, com vista a realçar a importância das comunidades emigradas, quer por parte da Guiné-Bissau, quer da parte portuguesa.


Compõem a delegação guineense, Serifo Embaló, Director-geral das Comunidades,
Josefina Costa, Directora-geral dos Assuntos Consulares e Nelson Lopes, Director do Gabinete do Secretário do Estado das Comunidades.


«Trata-se de uma visita que irá permitir intercâmbios de experiência e de informações em relação às políticas de emigração e da promoção de iniciativas que visam a integração recíprocas das duas comunidades», disse a mesma fonte.


Ao nível da cooperação, as partes vão cooperar nos domínios da luta e combate às actividades ilícitas relacionadas com a emigração, na área de segurança social, partilha entre as partes, definição de prioridades, encontros anuais, assim como assistência e protecção consular entre a Guiné-Bissau e Portugal, conforme o estipulado nas convenções internacionais sobre a matéria.


Ainda ao abrigo do referido acordo, a Guiné-Bissau vai formular um pedido de apoio ao Governo português: o recenseamento eleitoral dos cidadãos guineenses em Portugal e formação na área informática e tratamento de dados consulares.

Refira-se que foi no âmbito deste acordo que o Governo português repatriou recentemente, a partir do Egipto, cinco cidadãos da Guiné-Bissau, na sequência dos protestos contra o regime de Hosni Mubarak.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário