A equipa médica da INTERPLAST proveniente da Holanda terminou a sua missão de cirurgia plástica na última sexta-feira, 11 de Fevereiro com sucessos.
O comunicado de imprensa do Consulado dos Países Baixos em Bissau indica que, em dez dias de trabalho humanitário na Guiné-Bissau, esta equipa médica holandesa operou gratuitamente (no Bloco Operatório do Hospital Simão Mendes) 73 pacientes. A maior partes destes pacientes são crianças, com lábios leporinos, queimaduras e defeitos congénitos.
Segundo a nota, metade dos pacientes eram originários dos sectores de Ingoré e Bissorã.
“No dia 8 de Fevereiro, dois deputados do PAIGC visitaram os pacientes da INTERPLAST no Hospital Simão Mendes, deixando um montante em dinheiro para ajudar os pacientes do interior no período pós-operatório”, informa a nota.
A mesma nota adianta ainda que, durante uma visita de cortesia ao Secretário de Saúde, Dr. Augusto Paulo Silva, o mesmo agradeceu a equipa da INTERPLAST pelo seu trabalho excelente feito no país e convidou-os a regressar no ano 2012.
Contudo, refere o comunicado, o chefe da equipa holandesa lamentou a fraca participação dos jovens médicos guineenses, no acto das operações para poderem adquirir as novas técnicas de cirurgia plástica.
“O regresso da equipa médica holandesa para o ano que vem (2012) será uma condição absoluta, para assim transferir conhecimento e prática de cirurgia plástica aos médicos guineenses”, sublinha o comunicado.
Sem comentários:
Enviar um comentário