sábado, 26 de fevereiro de 2011

Governo da Guiné-Bissau pede apoio à embaixada portuguesa para retirar guineenses da Líbia

Governo da Guiné-Bissau pede apoio à embaixada portuguesa para retirar guineenses da Líbia

Bissau, 26 fev (Lusa) - O Governo da Guiné-Bissau pediu à embaixada portuguesa na Líbia para que ajude a retirar todos os cidadãos guineenses naquele país da África do norte, tal como já havia acontecido no Egito.

Em nota de imprensa hoje distribuída em Bissau, o secretário de Estado das Comunidades guineenses, Fernando Gomes Dias, precisou que o Governo já endereçou um pedido formal às autoridades portuguesas que prontamente se manifestaram disponíveis para ajudar a retirar os cidadãos da Guiné-Bissau da Líbia.

Fernando Dias lembrou que aquando dos tumultos no Egito os guineenses que aí se encontravam foram retirados para Portugal através de um processo coordenado pela embaixada portuguesa naquele país.

O governante guineense precisou que a retirada, tanto do Egito, como agora na Líbia, será feita dentro do espírito dos acordos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo os quais, em caso de necessidade, um país lusófono pode assistir os cidadãos dos outros Estados que não tenham representação diplomática naquele país.

O secretário de Estado das Comunidades guineenses afirmou que as autoridades guineenses têm estado em contacto com as autoridades portuguesas, tanto através da embaixada em Bissau como em Lisboa, que garantem que as instruções de retirada de cidadãos da Guiné-Bissau na Líbia já foram dadas.

As autoridades guineenses não sabem o úmero exato de cidadãos residentes na Líbia.

MB.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário