quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

«Voz de Paz» : ONG lança livro sobre as causas dos conflitos no país


Bissau – A ONG guineense Voz de Paz, lança esta quarta-feira, o livro «Voz de Paz», uma obra que compila várias ideias sobre as causas dos conflitos na Guiné-Bissau.

É a primeira recolha exaustiva sobre as causas dos conflitos na Guiné-Bissau. A obra que é lançada hoje, a primeira do género, reflecte ideias, opiniões e perspectivas exprimidas por guineenses que tomaram parte nas várias sessões de auscultação sobre o tema dos obstáculos à paz na Guiné-Bissau. O livro dá um largo espaço a testemunhos e declarações da população enquanto ilustração das preocupações levantadas. Tudo isto se resume em «Voz do Povo», sendo a ONG que dirigiu o projecto, a Voz de Paz.


O livro de 113 páginas espelha 17 temáticas de conflitos identificadas nas auscultações realizadas em 38 sectores administrativos e todas as regiões da Guiné-Bissau. A obra fala do tribalismo, tráfico de droga, instabilidade política e institucional, má administração da Justiça, enfraquecimento do Estado e má governação, pobreza, corrupção e fraca cultura de diálogo, entre outros temas que reflectem a realidade do país.


Quanto à implicação das Forças Armadas na instabilidade há muito reinante, que muitos defendem que deve constar das causas dos conflitos, os autores do estudo argumentam que a intervenção dos militares é um fenómeno que reflecte a consequência dos problemas. Seja como for, das sessões de auscultação efectuadas e que resultaram nesta obra, registaram-se opiniões sobre a intervenção das Forças Armadas na vida sociopolítica.


Também as Forças Armadas e da Defesa foram ouvidas nas auscultações públicas. Mil militares e paramilitares tiveram a oportunidade de se exprimir em painéis, quer mistos quer específicos, sobre obstáculos a paz. A este respeito, de recordar que em 2008 e 2009, três mil pessoas, nomeadamente representantes da sociedade civil, Estado, de instituições privadas, tradicionais e religiosas, dos media, sobretudo rádios comunitárias, assim como membros dos Espaços Regionais de Diálogo, foram convidadas pela ONG Voz de Paz e participar nas sessões públicas relativamente às causas de conflito na Guiné-Bissau.

Lassana Cassamá

Sem comentários:

Enviar um comentário