quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Japão oferece livros escolares para crianças do ensino básico

Bissau - O Japão ofereceu ao governo da Guiné-Bissau livros didáticos para as crianças que frequentam o ensino básico, que não recebiam esses materiais há cinco anos, segundo o próprio ministro da Educação guineense, Artur Silva.

Os livros, escritos em português, serão distribuídos de forma gratuita para todas as crianças do ensino básico, do 1º ao 6º ciclo, foram confecionados na África do Sul, custaram ao Japão um milhão de euros.

O embaixador do Japão na Guiné-Bissau (com residência no Senegal), Hiroshi Fukoda, pediu ao ministro da Educação guineense uma boa utilização dos livros para que possam servir para muitos alunos.

Desde 2005 que os alunos do primeiro ciclo das escolas públicas da Guiné-Bissau não tinham livros, devido às dificuldades financeiras do país.
As crianças da 1ª à 6ª classe de todas as escolas públicas começarão a receber os livros a partir da próxima terça-feira, mas terão que deixar os materiais nas escolas. Segundo o ministro da Educação, os livros serão distribuídos gratuitamente mas não serão pertence dos alunos.

"Porque o país não tem como comprar livros todos os anos, os alunos terão que estudar e conservar os materiais para que possam servir no ano lectivo seguinte", defendeu Artur Silva. 
O embaixador do Japão também entregou cinco viaturas todo-o-terreno para apoiar programas de alfabetização e campanhas de vacinação de crianças e mães em idade fértil.

Sem comentários:

Enviar um comentário