sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai retomar projetos suspensos na Guiné-Bissau

Bissau - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai retomar projectos suspensos na Guiné-Bissau depois do golpe militar de 2012, mas espera ver aceleradas as execuções financeiras programadas, disse o secretário de Estado do Plano da Guiné-Bissau, Degol Mendes.

LOGOTIPO DO BANCO AFRICANO DE DESENVOLVIMENTO (BAD)


Uma missão do BAD terminou quinta-feira uma visita de uma semana a Bissau para contactos com as novas autoridades guineenses, sector privado, sociedade civil e parceiros internacionais. 

A visita serviu para preparar o Documento Estratégico do país para o período de 2014-2018.   Antes de deixar Bissau, a missão, presidida por James Wahome, especialista em economia do desenvolvimento do departamento regional das operações do BAD para a África Ocidental, apresentou as conclusões preliminares dos contactos da visita.

Após ouvir as conclusões da missão, Degol Mendes assinalou a abertura do BAD em retomar todos os projectos que tinha na Guiné-Bissau interrompidos com o golpe de Estado.

"É uma prova da credibilidade que o novo Governo está a ter junto dos parceiros de desenvolvimento", notou.

No âmbito do Documento Estratégico da Guiné-Bissau ficou acordado que, além da retoma dos projectos em curso nas áreas como saúde, educação e pescas, a intervenção do BAD vai se concentrar ao nível do reforço da boa governação e das infra-estruturas, nomeadamente energia e construção de estradas.

O banco pediu, no entanto, aos responsáveis guineenses, um esforço no sentido de "melhorarem as execuções" dos projectos financiados pelo banco africano. 

"Há projectos que em dez anos tiveram uma execução em termos de desembolso financeiro de 21 por cento. Isso não é aceitável num país que precisa de apoios", admitiu Degol Mendes.

O BAD queria pura e simplesmente eliminar esses projectos da sua carteira por considerá-los "tóxicos", sublinhou, acrescentou que a instituição recuou na intenção, mas com a recomendação de haver melhoria nas execuções.

Sem comentários:

Enviar um comentário