quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Salvador Pinto da França Guiné atribui diploma de mérito ao cônsul de Portugal que cessa funções

1912509_10152291680049630_1950887580_nO Governo da Guiné-Bissau atribuiu hoje um diploma de mérito ao cônsul de Portugal em Bissau, Salvador Pinto da França, que cessa funções após quatro anos em que também foi primeiro secretário da embaixada portuguesa.

O diploma foi entregue pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, numa cerimónia no Palácio do Governo em que enalteceu o "serviço bastante eficaz" prestado pelo diplomata português na Guiné-Bissau.

Dirigindo-se ao homenageado, Mário Lopes da Rosa disse que o governo guineense agraciou "alguém que o merece".

"Estamos convencidos que o diploma atribuído é bem entregue porque a pessoa que o recebe é bem conhecida no nosso meio", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros guineense.

O governante destacou o trabalho desenvolvido pelo diplomata enquanto cônsul de Portugal, mas também o contributo na vertente política para o estreitamento das relações entre Bissau e Lisboa na qualidade de primeiro secretário da embaixada.

"As relações existentes entre os dois povos e Estados são dinamizadas pelas pessoas. Ele é um dos homens que nós entendemos que seria bom ser agraciado neste momento de despedida o que testemunha o trabalho feito pelo desenvolvimento em prol dos nossos países", observou o chefe da diplomacia guineense.

Visivelmente emocionado com o gesto, Salvador Pinto da França, que deve deixar Bissau esta quinta-feira, disse que leva o país no coração.

"Vou embora cheio de pena, cheio de Guiné no coração. Foi uma honra puder ter contribuído para estreitar a relação [entre a Guiné-Bissau e Portugal], espero voltar um dia", afirmou.

O diplomata português acrescentou ter ficado honrado com a homenagem das autoridades da Guiné-Bissau.

"Fico muito honrado com o gesto que decidiram fazer", destacou Salvador Pinto da França.

Salvador Pinto da França, 33 anos, completou o tempo máximo de funções na Guiné-Bissau e vai assumir funções na missão diplomática portuguesa no Egipto.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário