terça-feira, 19 de agosto de 2014

Enfermeiro/a de Gineco-Obstetrícia - Guiné-Bissau

 
ID:
2304510
Data:
18-08-2014
Empresa:
IMVF - INSTITUTO MARQUÊS DE VALE FLÔR
País:
Guiné-Bissau
Categoria(s):
Saúde
Intervalo salarial:
Informação exclusiva JobMatch

 

 

 

 

Detalhe da Função

O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) está a recrutar um/a Enfermeiro/a de Gineco-Obstetrícia para início de funções em outubro de 2014, no âmbito do Programa integrado para a redução da mortalidade materna e infantil (PIMI): Componente de Reforço da Disponibilidade e Qualidade dos Cuidados de Saúde Materno-infantis nas Regiões de Cacheu, Biombo, Oio e Farim, na Guiné-Bissau.

Os candidatos devem apresentar um Currículo Vitae atualizado, 3 referências profissionais e uma carta de motivação. As candidaturas poderão ser enviadas por correio eletrónico até ao dia 10 de setembro de 2014. Os candidatos selecionados serão contatados para a realização de uma entrevista (presencial ou via telefónica/skype).

O Enfermeiro de Gineco-Obstetrícia terá a sua base operacional em Bissau mas realizará a maior parte do seu trabalho nas áreas sanitárias de Biombo, Cacheu, Oio e Farim, em regime de rotatividade.

O contrato terá início em outubro de 2014 e terá a duração de 1 ano, podendo ser renovado anualmente até à data de términus do projeto prevista para 15 de julho de 2016.

O Enfermeiro de Gineco-Obstetrícia será responsável pelo acompanhamento constante aos Centros de Saúde e Hospitais-alvo garantindo a implementação da estratégia fixa dos Pacotes Mínimo (PM) e Complementar (PC) em articulação com as estratégias móveis e avançadas, bem como pelo levantamento de necessidades, solução de problemas, apoio técnico e formação.

Responsabilidades:

No quadro da Atividade 1.1: Adquirir e assegurar a logística para medicamentos e outros consumíveis médicos

- Colaborar na determinação da dotação inicial de medicamentos e consumíveis médicos a adquirir para a implementação do PM e do PC em estratégia fixa no domínio da saúde materna de acordo com as orientações da OMS ao nível dos medicamentos essenciais e com base no número de mulheres e adolescentes-alvo nas 4 áreas sanitárias apoiadas pelo PIMI;

- Colaborar na determinação, com uma regularidade a fixar, das necessidades subsequentes de medicamentos e consumíveis médicos para a implementação do PM e PC no domínio da Saúde Materna, com base em dados concretos das patologias por grupo-alvo.

No quadro das Atividades 4.1: Implementar o PM ao nível da estratégia fixa, móvel e avançada e 4.2: Implementar o PC ao nível da estratégia fixa

- Colaborar no diagnóstico das competências dos profissionais de saúde, sua distribuição geográfica, grau de implementação das IAI-alvo e práticas utilizadas na sua implementação e fluxos e procedimentos de referenciação em utilização no domínio da Saúde Materna;

- Colaborar na elaboração do Plano Sanitário para a implementação do PM e do PC de cuidados de saúde materno-infantil (SMI) em estratégia fixa;

- Desenvolver um sistema de referenciação e contra referenciação entre níveis de prestação de cuidados de saúde;

- Prestar cuidados de SMI promocionais, primários, assistenciais e especializados até que exista uma massa crítica de competências para o efeito nos profissionais de saúde, numa ótica de capacitação em serviço e de phasing-out;

- Orientar tecnicamente os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apoiá-los no planeamento, acompanhar e avaliar a prestação dos cuidados de SMI compreendidos no PM e no PC nos CS e Hospitais-alvo.

No quadro da Atividade 4.3: Formar, gerir e fidelizar os profissionais das unidades de saúde que prestam os PM e PC de cuidados materno-infantis

- Colaborar na elaboração dos Planos de Formação anuais no domínio da saúde materna, partindo do diagnóstico inicial de competências dos profissionais para a implementação dos PM e PC e focada na assistência médica e no apoio técnico numa ótica de formação de multiplicadores;

- Colaborar na implementação e coordenação do Plano de Formação do projeto;

- Assegurar a capacitação em serviço dos profissionais de saúde-alvo para a prestação de cuidados de SMI promocionais, primários, assistenciais e especializados, durante consultas, intervenções cirúrgicas e sessões clínicas temáticas;

- Assegurar a capacitação em serviço dos profissionais de saúde-alvo para o planeamento, seguimento e avaliação sanitária;

- Assegurar a programação quotidiana da estratégia fixa das estruturas sanitárias com base em parâmetros pré-estabelecidos quanto à carga horária a afetar a cada uma das estratégias (fixa, móvel e avançada);

- Contribuir para a definição do sistema de informação do PIMI;

- Colaborar na recolha, com a periodicidade acordada, de informações de acordo com o Quadro de Monitoria do PIMI;

- Avaliar regularmente o desempenho dos profissionais de saúde no âmbito dos critérios associados à saúde materna.

No quadro da Atividade 4.4: Reabilitar e equipar 45 unidades de saúde, entre Centros de Saúde, Hospitais Regionais e Hospitais de referência de acordo com as necessidades

- Opinar sobre as carências infraestruturais e de equipamentos das unidades sanitárias e contribuir para a validação/redefinição das intervenções e dotações a realizar.

Outras responsabilidades

- Identificar atempadamente estrangulamentos e dificuldades e propor e implementar soluções;

- Participar nas reuniões mensais de concertação do PIMI a nível regional e nas reuniões trimestrais do Comité de Pilotagem do PIMI, bem como noutros encontros pertinentes;

- Assegurar o seguimento das orientações da OMS e melhores práticas internacionais no domínio da SMI;

- Garantir o bom relacionamento institucional com todos os parceiros do PIMI e atores que trabalham no sector da SMI na Guiné-Bissau;

- Colaborar com avaliações internas e externas do projeto e do programa;

- Assegurar a integração e articulação da intervenção do IMVF com as estratégias sectoriais e regionais, bem como com as restantes intervenções do PIMI;

- Elaborar os relatórios narrativos do projeto para a UE nos prazos previstos e de acordo com os respetivos formulários/procedimentos contratuais, em concertação com a sede do IMVF.

Perfil do candidato

Formação académica

- Formação universitária em Enfermagem e especialização ou experiência no domínio da gineco-obstetrícia;

- Formação em Saúde Tropical é considerada uma mais-valia.

Experiência profissional e competências:

- Mínimo de 5 anos de experiência de enfermagem e 3 anos no domínio da gineco-obstetrícia.

- Experiência profissional em países em desenvolvimento em missões de média ou longa-duração desejável. A experiência em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e na Guiné-Bissau em particular, será um fator preferencial;

- Experiência na montagem de rotinas e sistemas de planeamento, acompanhamento e avaliação de prestação de cuidados de saúde materna;

- Excelente capacidade de diálogo, comunicação e concertação;

- Capacidade de posicionamento crítico e de formulação de propostas que permitam atingir os objetivos estabelecidos numa ótica de sustentabilidade;

Outros requisitos essenciais:

- Domínio do Português e capacidade de trabalho em pelo menos uma das seguintes línguas: Francês e/ou Inglês. Capacidade de trabalho em Crioulo da Guiné-Bissau será uma mais-valia;

- Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador;

- Capacidade de adaptação a ambientes de trabalho adversos e instáveis.

Condições

- Remuneração compatível com as funções a desempenhar;

- Alojamento;

- Viatura para fins profissionais;

- Férias anuais de 30 dias;

- 1 viagem anual Guiné-Bissau-país de origem; país de origem-Guiné-Bissau;

- Seguro de saúde e de assistência em viagem.

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