- ID:
- 2304510
- Data:
- 18-08-2014
- Empresa:
- IMVF - INSTITUTO MARQUÊS DE VALE FLÔR
- País:
- Guiné-Bissau
- Categoria(s):
- Saúde
- Intervalo salarial:
- Informação exclusiva JobMatch
Detalhe da Função
O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) está a recrutar um/a Enfermeiro/a de Gineco-Obstetrícia para início de funções em outubro de 2014, no âmbito do Programa integrado para a redução da mortalidade materna e infantil (PIMI): Componente de Reforço da Disponibilidade e Qualidade dos Cuidados de Saúde Materno-infantis nas Regiões de Cacheu, Biombo, Oio e Farim, na Guiné-Bissau.
Os candidatos devem apresentar um Currículo Vitae atualizado, 3 referências profissionais e uma carta de motivação. As candidaturas poderão ser enviadas por correio eletrónico até ao dia 10 de setembro de 2014. Os candidatos selecionados serão contatados para a realização de uma entrevista (presencial ou via telefónica/skype).
O Enfermeiro de Gineco-Obstetrícia terá a sua base operacional em Bissau mas realizará a maior parte do seu trabalho nas áreas sanitárias de Biombo, Cacheu, Oio e Farim, em regime de rotatividade.
O contrato terá início em outubro de 2014 e terá a duração de 1 ano, podendo ser renovado anualmente até à data de términus do projeto prevista para 15 de julho de 2016.
O Enfermeiro de Gineco-Obstetrícia será responsável pelo acompanhamento constante aos Centros de Saúde e Hospitais-alvo garantindo a implementação da estratégia fixa dos Pacotes Mínimo (PM) e Complementar (PC) em articulação com as estratégias móveis e avançadas, bem como pelo levantamento de necessidades, solução de problemas, apoio técnico e formação.
Responsabilidades:
No quadro da Atividade 1.1: Adquirir e assegurar a logística para medicamentos e outros consumíveis médicos
- Colaborar na determinação da dotação inicial de medicamentos e consumíveis médicos a adquirir para a implementação do PM e do PC em estratégia fixa no domínio da saúde materna de acordo com as orientações da OMS ao nível dos medicamentos essenciais e com base no número de mulheres e adolescentes-alvo nas 4 áreas sanitárias apoiadas pelo PIMI;
- Colaborar na determinação, com uma regularidade a fixar, das necessidades subsequentes de medicamentos e consumíveis médicos para a implementação do PM e PC no domínio da Saúde Materna, com base em dados concretos das patologias por grupo-alvo.
No quadro das Atividades 4.1: Implementar o PM ao nível da estratégia fixa, móvel e avançada e 4.2: Implementar o PC ao nível da estratégia fixa
- Colaborar no diagnóstico das competências dos profissionais de saúde, sua distribuição geográfica, grau de implementação das IAI-alvo e práticas utilizadas na sua implementação e fluxos e procedimentos de referenciação em utilização no domínio da Saúde Materna;
- Colaborar na elaboração do Plano Sanitário para a implementação do PM e do PC de cuidados de saúde materno-infantil (SMI) em estratégia fixa;
- Desenvolver um sistema de referenciação e contra referenciação entre níveis de prestação de cuidados de saúde;
- Prestar cuidados de SMI promocionais, primários, assistenciais e especializados até que exista uma massa crítica de competências para o efeito nos profissionais de saúde, numa ótica de capacitação em serviço e de phasing-out;
- Orientar tecnicamente os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apoiá-los no planeamento, acompanhar e avaliar a prestação dos cuidados de SMI compreendidos no PM e no PC nos CS e Hospitais-alvo.
No quadro da Atividade 4.3: Formar, gerir e fidelizar os profissionais das unidades de saúde que prestam os PM e PC de cuidados materno-infantis
- Colaborar na elaboração dos Planos de Formação anuais no domínio da saúde materna, partindo do diagnóstico inicial de competências dos profissionais para a implementação dos PM e PC e focada na assistência médica e no apoio técnico numa ótica de formação de multiplicadores;
- Colaborar na implementação e coordenação do Plano de Formação do projeto;
- Assegurar a capacitação em serviço dos profissionais de saúde-alvo para a prestação de cuidados de SMI promocionais, primários, assistenciais e especializados, durante consultas, intervenções cirúrgicas e sessões clínicas temáticas;
- Assegurar a capacitação em serviço dos profissionais de saúde-alvo para o planeamento, seguimento e avaliação sanitária;
- Assegurar a programação quotidiana da estratégia fixa das estruturas sanitárias com base em parâmetros pré-estabelecidos quanto à carga horária a afetar a cada uma das estratégias (fixa, móvel e avançada);
- Contribuir para a definição do sistema de informação do PIMI;
- Colaborar na recolha, com a periodicidade acordada, de informações de acordo com o Quadro de Monitoria do PIMI;
- Avaliar regularmente o desempenho dos profissionais de saúde no âmbito dos critérios associados à saúde materna.
No quadro da Atividade 4.4: Reabilitar e equipar 45 unidades de saúde, entre Centros de Saúde, Hospitais Regionais e Hospitais de referência de acordo com as necessidades
- Opinar sobre as carências infraestruturais e de equipamentos das unidades sanitárias e contribuir para a validação/redefinição das intervenções e dotações a realizar.
Outras responsabilidades
- Identificar atempadamente estrangulamentos e dificuldades e propor e implementar soluções;
- Participar nas reuniões mensais de concertação do PIMI a nível regional e nas reuniões trimestrais do Comité de Pilotagem do PIMI, bem como noutros encontros pertinentes;
- Assegurar o seguimento das orientações da OMS e melhores práticas internacionais no domínio da SMI;
- Garantir o bom relacionamento institucional com todos os parceiros do PIMI e atores que trabalham no sector da SMI na Guiné-Bissau;
- Colaborar com avaliações internas e externas do projeto e do programa;
- Assegurar a integração e articulação da intervenção do IMVF com as estratégias sectoriais e regionais, bem como com as restantes intervenções do PIMI;
- Elaborar os relatórios narrativos do projeto para a UE nos prazos previstos e de acordo com os respetivos formulários/procedimentos contratuais, em concertação com a sede do IMVF.
Perfil do candidato
Formação académica
- Formação universitária em Enfermagem e especialização ou experiência no domínio da gineco-obstetrícia;
- Formação em Saúde Tropical é considerada uma mais-valia.
Experiência profissional e competências:
- Mínimo de 5 anos de experiência de enfermagem e 3 anos no domínio da gineco-obstetrícia.
- Experiência profissional em países em desenvolvimento em missões de média ou longa-duração desejável. A experiência em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e na Guiné-Bissau em particular, será um fator preferencial;
- Experiência na montagem de rotinas e sistemas de planeamento, acompanhamento e avaliação de prestação de cuidados de saúde materna;
- Excelente capacidade de diálogo, comunicação e concertação;
- Capacidade de posicionamento crítico e de formulação de propostas que permitam atingir os objetivos estabelecidos numa ótica de sustentabilidade;
Outros requisitos essenciais:
- Domínio do Português e capacidade de trabalho em pelo menos uma das seguintes línguas: Francês e/ou Inglês. Capacidade de trabalho em Crioulo da Guiné-Bissau será uma mais-valia;
- Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador;
- Capacidade de adaptação a ambientes de trabalho adversos e instáveis.
Condições
- Remuneração compatível com as funções a desempenhar;
- Alojamento;
- Viatura para fins profissionais;
- Férias anuais de 30 dias;
- 1 viagem anual Guiné-Bissau-país de origem; país de origem-Guiné-Bissau;
- Seguro de saúde e de assistência em viagem.
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