quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde : Ideias locais a moldar as agendas nacionais de saúde relativamente à redução da mortalidade infantil nos países em desenvolvimento

image001

COMUNICADO DE IMPRENSA

Ideias locais a moldar as agendas nacionais de saúde relativamente à redução da mortalidade infantil nos países em desenvolvimento

O Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde da GSK e da Save the Children no valor de 1 milhão de dólares continua a solicitar ideias que salvem vidas a recém-nascidos e crianças com menos de cinco anos


LONDON, United-Kingdom, August 12, 2014/ -- A GSK (http://www.gsk.com) e a Save the Children continuam a aceitar inscrições para o seu Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde de 2014 no valor de 1 milhão de dólares, ao mesmo tempo que os vencedores anteriores atraem o interesse e apoio dos governos nacionais para ajudar a melhorar as taxas de sobrevivência de recém-nascidos e crianças com menos de cinco anos nos países em desenvolvimento.

image002

Fazer o download do flyer :http://www.apo-mail.org/hiapt.pdf

Seis meses após terem recebido uma parte do Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde de 2013, cinco organizações sedeadas em países em desenvolvimento estão a ajudar a moldar as agendas nacionais de saúde e a influenciar as abordagens nos cuidados de saúde para as crianças e os recém-nascidos.

Uma das vencedoras, a MicroClinic Technologies Ltd., recebeu um prémio de 100 000 dólares pelo "ZiDi™", um sistema de gestão de saúde móvel, que foi agora adotado pelo Ministério da Saúde do Quénia. O sistema está a ser usado como parte da plataforma eletrónica de saúde nacional, devido à sua capacidade para melhorar o fornecimento de medicamentos, a qualidade dos serviços e a gestão dos recursos nos cuidados de saúde para crianças. Será implementado em 5000 instalações públicas de saúde a partir do próximo ano.

A Muso, uma organização com gestão comunitária no Mali que ajuda a combater o problema da mortalidade infantil relacionada com a pobreza, recebeu também 100 000 dólares para o financiamento do seu programa que visa identificar rapidamente mulheres e crianças que necessitam de cuidados de saúde. O dinheiro do prémio tem ajudado esta organização a chegar a 77 000 pessoas por toda a região e inspirou o Ministério da Saúde do Mali a convidar a Muso a participar na elaboração do seu plano estratégico de cinco anos de crescimento dos serviços de saúde de base comunitária a nível nacional.

As anteriores inovações reconhecidas pelo Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde estão também a ser implementadas além-fronteiras através de colaborações, garantindo a partilha de ideias que possam ajudar a salvar a vida de crianças. O vencedor do maior prémio de 2013 foi um kit de Pressão Positiva Contínua das Vias Respiratórias (CPAP) de baixo custo, desenvolvido pela Friends of Sick Children (FOSC) no Malawi. Este dispositivo ajuda bebés prematuros e recém-nascidos que sofrem de dificuldades respiratórias a respirar mais facilmente. Com o financiamento do Prémio e o apoio do Ministério da Saúde do Malawi, a FOSC está agora a partilhar esta tecnologia com os hospitais de ensino na Tanzânia, na Zâmbia e na África do Sul. Esta tecnologia pode potencialmente salvar a vida a 178 000 crianças africanas por ano, caso seja implementada em todo o continente.

As organizações de países em desenvolvimento podem agora inscrever-se no Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde deste ano. As inscrições devem apresentar abordagens inovadoras aos cuidados de saúde que tenham resultado em melhorias tangíveis na taxa de sobrevivência entre crianças com menos de 5 anos, que sejam sustentáveis e com potencial para serem reproduzidas e implementadas em grande escala. Este ano, os trabalhos desenvolvidos com vista a aumentar a qualidade dos cuidados de saúde ou o acesso aos cuidados de saúde por parte dos recém-nascidos serão recebidos com especial interesse e atenção.

Ramil Burden, Vice-presidente da GSK na África e Países em Desenvolvimento, disse: “As histórias de sucesso que ouvimos dos vencedores do ano passado, apenas seis meses após terem recebido o seu financiamento, são verdadeiramente inspiradoras e queremos ajudar a reproduzir este sucesso. No que diz respeito a melhorar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, nenhuma organização tem uma solução adequada para todos os casos, por isso, temos de continuar a procurar ideias novas e diferentes, onde quer que estejam. O nosso prémio reconhece que frequentemente as melhores soluções para os desafios de desenvolvimento vêm das pessoas que vivem com esses mesmos desafios e, através de parcerias, podemos fazer crescer as soluções locais para obter impactos globais.

Dr. Sam Agbo, Diretor de Saúde da Save the Children disse: “Este ano estamos especialmente interessados em encontrar inovações que ajudem a melhorar a saúde dos recém-nascidos nos países em desenvolvimento. A cada ano, quase três milhões de bebés morrem durante o primeiro mês de vida. Mas muitas dessas mortes podem ser evitadas com os recursos e cuidados adequados. Para resolver este problema é preciso utilizar várias abordagens com base em experiências em primeira mão. Este Prémio cria uma plataforma para trabalharmos em equipa, o que, em última instância, irá ajudar a salvar a vida de crianças que estão entre as mais vulneráveis do mundo.”

Poderá obter mais informações sobre o prémio e os critérios de inscrição em http://myg.sk/HealthcareInnovationAward. As inscrições fecham a 25 de agosto, às 23:59 (GMT). Os vencedores serão anunciados em dezembro de 2014.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da GlaxoSmithKline (GSK).

Sem comentários:

Enviar um comentário