segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Washington recebe cimeira EUA/África com a presença do Presidente Guineense

Início da cimeira decorre esta segunda-feira (foto AP)

Washington recebe cimeira EUA/África


A cimeira EUA/África tem início esta segunda-feira.

A delegação da Guiné-Bissau será liderada pelo seu Presidente José Mário Vaz, Angola vai ser liderada por Manuel Vicente (representando o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos). Os restantes países africanos de língua oficial portuguesa (Cabo Verde, , São Tomé e Príncipe e Moçambique) também marcam presença

Os temas deste encontro centram-se na saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente. Tudo isto faz parte da agenda oficial da cimeira, subordinada ao tema «Investir na próxima geração», onde foram convidados mais de 50 chefes de Estado e de governo dos países africanos.

De acordo com fontes da administração norte-americana, a cimeira tem como objetivo o reforço dos laços com os países do continente africano uma vez que a iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, não esquecendo o compromisso dos EUA com a segurança no continente, o seu progresso e o bem-estar dos seus povos.

Além dos assuntos regionais, os Estados Unidos, também, pretendem cooperar e ajudar os Estados africanos a solucionar os desafios a nível da segurança que estão a aumentar no mundo bem como criar um ambiente que permita aos exércitos africanos protegerem os respetivos países.

Este encontro é visto como mais uma prova da existência de «uma relação forte e histórica", entre EUA e África, e que este encontro não representa uma mudança na política da administração americana mas sim uma reconfirmação do que já tem sido na parceria e uma relação forte com países africanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário