Uma série de debates regionais entre jovens da Guiné-Bissau sobre a atualidade do país vão dar origem a um fórum nacional a realizar a 24 de setembro, Dia da Independência, em Bissau, anunciou a delegação da União Europeia (UE) na capital.
Com financiamento da UE, a associação de desenvolvimento Tiniguena está a organizar os debates nas sete regiões continentais do país sob o lema "Jovens, pensar a democracia".
O objetivo é "incentivar a reflexão e o diálogo sobre os problemas que têm afetado a juventude guineense durantes os 20 anos da experiência democrática da Guiné-Bissau", refere a organização, em comunicado.
Para além dos temas que mais diretamente lhes dizem respeito, como o ensino, educação ou emprego, os jovens são desafiados a analisar o que se passa no mundo do associativismo e voluntariado ou a pensar no futuro da exploração de recursos naturais.
No final de cada debate, têm que tentar chegar a um conjunto de soluções.
Os fóruns regionais são transmitidos pela Rádio Sol Mansi para todo o território nacional, aos sábados, às 15:00.
As principais conclusões "serão apresentadas durante a comemoração do Dia da Independência, a 24 de setembro, no Fórum Jovem Nacional da Geração Nova da Tiniguena".
A iniciativa é financiada pela UE através do Programa de Apoio aos Atores Não Estatais (UE-PAANE) que abrange as organizações da sociedade civil guineense que trabalham no âmbito do desenvolvimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário