sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ébola : Campanha de prevenção : O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, deu hoje início à campanha de recolha de sangue prevista no programa de emergência sanitária de prevenção do vírus Ébola.

Primeiro-ministro de Bissau dá sangue em campanha de prevenção do Ébola

Pouco antes das 09:00 (10:00 em Lisboa), o líder do governo guineense doou sangue no Hospital Simão Mendes, em Bissau, e desafiou toda a população a fazê-lo.

"Acho que é responsabilidade de todo os cidadãos contribuírem para, em caso de necessidade, podermos ter disponível um bem essencial para salvar vidas", referiu.

A perda de sangue devido a hemorragias é um dos problemas causados pelo Ébola, pelo que a Guiné-Bissau necessita de ter um 'stock' disponível, justificou a ministra da Saúde, Valentina Mendes.

A governante doou sangue logo após Simões Pereira e afirmou que toda a população poderá seguir o exemplo, deslocando-se ao principal hospital do país.

Os elementos das forças de segurança já estarão também a ser mobilizados para o efeito, acrescentou.

Apesar de não haver nenhum registo de infeção pelo vírus Ébola na Guiné-Bissau, o governo anunciou na terça-feira um programa com várias medidas para se proteger da epidemia que afeta a África ocidental, incluindo a vizinha Guiné-Conacri.

Entre outras medidas, foram encerradas as fronteiras com a Guiné-Conacri e vão ser interditas algumas feiras e outras atividades por forma a evitar grandes aglomerados de pessoas.

"Acho que o país está a reagir bem" às medidas, referiu hoje o primeiro-ministro.

"Os cidadãos estão conscientes da necessidade de reforçar o controlo, não há pânico e há reforço da vigilância", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário