quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Senegal ausente na reunião com Guiné-Bissau

Senegal ausente na reunião com Guiné-Bissau
2009-10-21 17:51:44
Bissau - Por razões não reveladas, a delegação senegalesa que deveria tomar parte na reunião proposta pela Guiné-Bissau, e que estava marcada para esta quarta-feira, não compareceu, inviabilizando assim o encontro.
Toda a delegação guineense estava presente. São Domingos, sede do encontro programado, apresentava uma grande movimentação política. Os governadores das regiões de Cahceu, Oio e Gabu, regiões que fazem parte da fronteira com o Senegal, já se encontravam no local nas primeiras horas do dia.

Os presentes foram surpreendidos com a informação de que a delegação senegalesa não estaria presente. Em declarações à PNN, o governador da região de Gabu, Pedro Embaló, igualmente porta-voz da delegação guineense, do suposto encontro, considerou normal a ausência da parte senegalesa, que, na sua opinião, poderá estar relacionada com razões de concertação interna. Acredita que nada está perdido e que poderá ser marcado um novo encontro entre as partes para que seja encontrada uma plataforma de entendimento sobre o assunto.

Neste momento, no campo militar, o clima continua tenso. Nos últimos dias, as duas partes aumentaram dispositivos na zona em litígio. Contudo, não se regista, por enquanto, nenhuma restrição de passagem de cidadãos dos dois países na fronteira, norte onde se assiste à actual crise. Na cidade de São Domingos, a mais próxima do Senegal, o mercado funciona normalmente, apesar da presença extraordinária das tropas guineenses no local.

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário