sexta-feira, 23 de outubro de 2009

(Afinal está tudo bem?) Ministro da Defesa desmente existência de tensão com Senegal

Ministro da Defesa desmente existência de tensão com Senegal sobre disputa fronteiriça

Bissau - O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Artur Silva, desmentiu hoje, sexta-feira, a existência de alguma tensão militar com o Senegal e rejeitou a ideia de disputa fronteiriça entre os dois países.


"Não há nenhuma tensão na linha fronteiriça. Já o dissemos e voltamos a assegurar isso. Como sabem é preciso assegurar a segurança na fronteira é isso que estamos a fazer", declarou Artur Silva, momentos antes do início de uma reunião com o seu homologo senegalês, Abdoulaye Baldé.


Os ministros da Defesa dos dois países lideram as respectivas delegações que discutem hoje a situação na fronteira comum que nos últimos dias tem dividido os dois Estados. Os dois países reforçaram a presença militar ao longo da fronteira.


Indagado sobre o reforço da presença militares em ambos os lados da fronteira, o ministro da Defesa da Guiné-Bissau defendeu que não existe problema com o Senegal e considerou ainda a presença dos soldados na fronteira como sendo normal.


"A situação está calma, não há problema entre a Guiné-Bissau e o Senegal. Temos uma boa relação com o Senegal, relações de amizade e de cooperação. Não há nada de anormal", afirmou Artur Silva.


De acordo com Artur Silva, não existe disputa territorial entre os dois países, embora na reunião se vá discutir a segurança na fronteira comum.

Para o ministro, a discussão da questão da segurança na fronteira não significa falta dela, mas sim um debate entre dois países de um factor de interesse comum.


"Não há nenhuma disputa na fronteira. A reunião de hoje tem os seguintes pontos de agenda; Informações gerais, circulação de pessoas e bens e segurança na fronteira", explicou Artur Silva, sublinhando que espera ver as duas partes a alcançarem soluções que interessam aos dois países.

"Esperamos no final desta tarde sair com uma solução que interesse as partes", destacou o ministro da Defesa da Guiné-Bissau.

O seu homólogo do Senegal, Abdoulaye Baldé, oficialmente no posto a partir de quinta-feira, disse, por seu lado, esperar que haja compreensão e abertura que sempre existiu entre os dois países.

"Esperamos, como sempre, a fraternidade a compreensão, a abertura entre os nossos dois países. Nas relações entre a Guiné-Bissau e o Senegal não há razão para dificuldades", defendeu o ministro de Estado e das Forças Armadas senegalesas.


O governante senegalês aproveitou a oportunidade para apresentar as desculpas do seu governo pela não comparecência dos governadores das regiões fronteiriças com a Guiné-Bissau na reunião que devia ter lugar na passada quarta-feira em São Domingos, "devido a dificuldades de calendário".

"Agradeço as mais altas autoridades da Guiné-Bissau e ao meu colega e amigo que me convidou a vir cá discutir, com um vizinho e amigo os problemas da cooperação entre os nossos dois países", disse Abdoulaye Baldé.


Sem comentários:

Enviar um comentário