quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Visita de Carlos Gomes Júnior a Cuba

Havana. 13 de outubro, de 2009

Machado Ventura recebeu

primeiro-ministro da Guiné-Bissau

• O vice-presidente primeiro do Conselho de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura, na manhã da segunda-feira, dia 12, recebeu o primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau, Exmo Sr. Carlos Gomes, que realiza uma visita oficial a nosso país.

Num ambiente cordial e amistoso, ambas as partes revistaram o desenvolvimento das relações bilaterais, e ratificaram o interesse em ampliar e fortalecer os atuais vínculos entre nossos dois países, assim como em impulsionar a colaboração em vários setores. Da mesma maneira, dialogaram sobre outros temas regionais e internacionais de interesse mútuo.

Ambos os dirigentes rememoraram os históricos laços que sustentam as relações entre a África e Cuba, forjados nas lutas contra o colonialismo e o regime do apartheid.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau lembrou o apoio irrestrito de Cuba à luta pela libertação de seu país e agradeceu a formação de centenas de profissionais na Ilha, que contribuem atualmente para o progresso de sua nação. Machado, por sua parte, rendeu homenagem ao histórico líder africano Amílcar Cabral e agradeceu a solidariedade do irmão povo guineano em nossa luta contra o bloqueio e pela libertação dos Cinco cubanos antiterroristas presos em cárceres dos Estados Unidos.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau esteve acompanhado da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e as Comunidades, Maria Adiatu Djaló Nandigna; do ministro de Educação Nacional, Cultura e Ciência, Arístides Ocante da Silva; do ministro de Saúde Pública, Camilo Simoes Pereira, do embaixador da Guiné-Bissau em Cuba, Abel Coelho, e de outros membros da delegação.

Acompanharam o vice-presidente cubano o membro do Bureau Político do Partido e ministro de Saúde, José Ramón Balaguer Cabrera; o chefe do Departamento das Relações Internacionais do Comitê Central, Jorge Martí Martínez; Bruno Rodríguez Parrilla e Rodrigo Malmierca Díaz, ministros das Relações Exteriores e do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, respectivamente; o embaixador de Cuba na Guiné-Bissau, Pedro Doña, e outros funcionários da chancelaria cubana. •

Noticia de Digital GRANMA CUBA

Sem comentários:

Enviar um comentário