sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama distinguido com Prémio Nobel da Paz
Obama recebeu o prémio «pelos seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos».Crédito: EPA
A Academia Sueca anunciou esta sexta-feira a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao presidente dos Estados Unidos. A distinção ficou a dever-se ao impacto que Obama teve na política internacional e pelos esforços na questão das armas nucleares. Barack Obama receberá o prémio em Oslo a 10 de Dezembro.
A distinção de Obama, que apanhou todos de surpresa, ficou a dever-se ao seu papel na política internacional e pelos esforços que tem demonstrado na questão das armas nucleares.
Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio «pelos seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos».
«Só raramente uma pessoa consegue, como fez Obama, capturar a atenção de todo o mundo e dar ao seu povo esperança para um futuro melhor», disse o Comité no seu anúncio.
O Comité afirmou ainda que atribui especial importância ao esforço de Obama em trabalhar por um mundo sem armas nucleares. «Obama criou, enquanto presidente, um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral recuperou uma posição de destaque, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras entidades internacionais».
Além disso, devido à sua influência, «o diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais», sendo que «a visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas».
«Só muito raramente uma pessoa capturou como Obama a atenção do mundo e deu esperança ao seu povo num futuro melhor», lê-se ainda na citação.
«A sua diplomacia baseia-se no conceito de que quem dirige o mundo o deve fazer na base de valores e atitudes partilhadas pela maioria da população mundial».
Por fim, o Comité Nobel norueguês sublinha esforçar-se «há 108 anos por estimular precisamente essa política internacional e essas atitudes das quais Obama é o principal porta-voz no mundo».
O prémio será entregue em Oslo a 10 de Dezembro, data do aniversário da morte do seu fundador, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel, e consiste numa medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas, o equivalente a 980 mil euros.
Fonte: Sol
Autor: África Today/CB

Sem comentários:

Enviar um comentário