Lisboa, 01 Out (Lusa) - A CPLP está "extremamente preocupada" com a situação na Guiné-Conacri, disse hoje o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português, alertando para o risco de guerra civil que pode levar muitos refugiados à vizinha Guiné-Bissau.
"A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e nós [Portugal], enquanto presidência, estamos extremamente preocupados [...]. Há uma situação de grande fragilidade na Guiné-Conacri e um risco real de guerra civil se não houver uma atitude de grande responsabilidade dos actores políticos, principalmente de Mussa Dadis Camará, cuja candidatura à presidência da República em Janeiro de 2010 não seria aceitável pela comunidade internacional", disse João Cravinho à agência Lusa.
Pelo menos 157 pessoas foram alegadamente mortas segunda-feira, no maior estádio de Conacri, pelas forças militares quando participavam numa manifestação de protesto contra o dirigente da junta militar que tomou o poder em Dezembro, capitão Mussa Dadis Camará
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Sem comentários:
Enviar um comentário