sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PJ reforçada com cerca de duas centenas de novos efectivos

Abertura de novas directorias em todo o país
Guiné-Bissau: PJ reforçada com cerca de duas centenas de novos efectivos
2009-10-16 12:26:46
Bissau - Cento cinquenta e sete novos agentes da Polícia Judiciaria guineense prestaram juramento esta quinta-feira em Bissau, passando assim a integrar o corpo efectivo da Policia Judiciaria da Guiné-Bissau.
O acto teve apoio de parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, designadamente Portugal, Brasil, Estados Unidos de América e a Rússia, onde estes elementos da PJ estiveram em acções de formações

Entre os recém-empossados, constam inspectores, técnicos de apoio a investigação, agentes e os elementos de segurança. Estes últimos surgem na corporação da PJ como novos elementos e com novas funções na Policia Judiciaria, nomeadamente na segurança e transporte de detidos para apresentação, transportes de materiais aprendidos, no âmbito de processo-crime, ou seja armas, munições, drogas e documentos confidenciais.

A segurança e transporte de pessoas extraditadas no quadro de solicitações da INTERPOL no território nacional, segurança a pessoas detidas em internamento hospitalar, mas sobretudo correios de droga que são transportados no organismo, são algumas das missões dos elementos de segurança da Policia Judiciaria.

Os elementos de segurança da PJ devem garantir igualmente segurança aos principais responsáveis da Policia Judiciaria e os magistrados do Ministério Publico envolvidos no combate a alta criminalidade.

Na ocasião, o Ministro da Justiça, Mamadu Saliu Djalo Pires, destacou a importância deste corpo de segurança, que doravante vai permitir aos agentes da investigação criminal de se ocuparem exclusivamente das suas funções de investigação policial.

O responsável da pasta da justiça lembrou também que já foram criadas directorias com as suas respectivas inspecções da PJ, em todas as províncias da Guiné-Bissau, que não existiam no país há 36 anos, ou seja em Catio, Bubaque e Buba na Província Sul, concretamente nas Regiões de Tombali, Quinara e Bolama Bijagos respectivamente.

N a Província Norte, o mesmo responsável anunciou as aberturas de directorias da PJ nas cidades de Canchungo e Bissora, ambas cidades nas Regiões de Cacheu e Oio. A Leste, Saliu Djalo Pires além da instalação de uma estrutura da PJ em Bafata e Gabù.

A iniciativa perspectiva, segundo o Ministro da Justiça, dar uma maior eficácia as autoridades no combate a criminalidade, que nos últimos anos assola a Guiné-Bissau e a sub-região.

Na cerimónia estiveram presentes representantes de corpo diplomático acreditados no país, representante do Secretario Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joshef Moutaboba, Antonio Indjai, Vice-Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas e o Presidente da Assembleia Nacional Popular. Raimundo Pereira presidiu o acto, em substituição do Presidente da Republica.

Na sua intervenção, o Presidente da ANP disse que a sua presença no acto demonstra o engajamento de outras instituições no processo de reforma no sector de segurança e justiça, na qual faz parte a Policia Judiciaria.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário