quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Guiné-Bissau: Juízes amaçados de morte

Guiné-Bissau: Juízes amaçados de morte em carta anónima
2009-10-21 11:36:28
Bissau– Os Juízes afectos ao Tribunal Regional de Bissau foram ameaçados de morte numa carta anónima envida esta terça-feira, a esta instância judicial.
A PNN teve acesso à referida carta, que dizia que «juízes marcaram julgamentos para condenar os inocentes e coitados». Na mesma carta, os autores advertiram os magistrados judiciais a zelarem pela sua integridade física, porque os tribunais encontram-se desprovidos de meios de protecção e de segurança para os próprios magistrados.

Na carta intitulada «aviso sério», pode ler-se ainda em língua crioula: «djuises bó djiru cu bo cabeças. Ali kè cu-bo-na peradu cuel», ou seja «juízes estejam atentos com as vossas integridades físicas, aqui está o material com que vos esperamos». As ilustrações de um revólver e de um relógio acompanham a carta.

Os autores da carta escrevem ainda: «jamais feita justiça, aqui, aqui, aqui» fim da citaçao.
A ameaça aos juízes acontece na véspera do início da audiência, discussão e julgamento de um caso de desvio de mais de 35 milhões de francos cfa, do Banco Regional de Solidariedade (BRS), por um dos funcionários desta instituição bancária.

De recordar que no passado dia 12 de Outubro, dia Nacional de Justiça, o titular da pasta, Mamadu Saliu Djalo Pires, havia afirmado que a ineficácia da Justiça na Guiné-Bissau tem afectado o funcionamento regular das instituições do Estado o que igualmente se tem reflectido na vida colectiva dos guineenses.

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário