quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Guiné-Bissau: Banco Mundial doou cinco milhões para as comunidades rurais
2009-10-14 16:56:39
Bissau - O Banco Mundial (BM) doou cinco milhões de dólares americanos à Guiné-Bissau para reforçar o acesso das comunidades rurais aos serviços sociais básicos.
Estas comunidades rurais vão beneficiar de um apoio para identificar, disponibilizar e gerir os seus investimentos prioritários através dum processo transparente e participativo, indicou o encarregado de Programas a nível do BM, Michael Drabble. A doação permitirá aumentar o acesso das comunidades rurais aos serviços sociais e às infra-estruturas económicas de base e será canalizada para as províncias de Cacheu e Biombo nos próximos cinco anos.

O acordo da doação, que foi aprovada pelo Conselho de Administração do BM em Setembro foi assinado pelo director das Operações do Banco Mundial para a Guiné-Bissau baseado em Dakar, Habib Fétini, e pelo embaixador deste país no Senegal, Fali Embalo. Na nota de imprensa refere-se que a doação «uma bóia de oxigénio que ajudará sem dúvida a Guiné-Bissau a reencontrar os caminhos do crescimento». Fali Embalo apelou ao BM para continuar a apoiar a Guiné-Bissau «sobretudo agora que a Guiné-Bissau tem instituições legais saídas das últimas eleições legislativas e presidenciais».

No mês de Junho, o Governo da Guiné-Bisau e o Banco Mundial assinaram outro acordo de doação no valor de cinco milhões dedólares provenientes do Fundo de Construção da Paz e do Estado, o «State and Peace- Building Fund».O objectivo deste financiamento é igualmente apoiar as actividades de desenvolvimento comunitário nas províncias de Bafata e Oio, explicou Michael Drabble.

São no total 10 milhões de dólares destinados às comunidades rurais de quatro localidades do país que foram colocados à disposição da Guiné- Bissau.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário