quinta-feira, 15 de outubro de 2009



Contratados por dois navios pesqueiros sul-coreanos
Cerca de um milhar de pescadores ilegais interceptados na Guiné-Bissau
2009-10-15 14:52:16
Bissau – Só agora foi divulgado que dois navios sul coreanos foram aprisionados a 14 de Setembro acusados de actividade de pesca não autorizada nas águas territoriais da Guine Bissau.
Cerca de um milhar de pescadores clandestinos, maioritariamente de origem senegalesa, onde se encontravam várias crianças de 12 e 13 anos, com cerca de 80 pirogas de pesca artesanal «contratados» por dois navios pesqueiros sul-coreanos foram interceptados pelas autoridades da Guiné-Bissau sob acusação de pesca não autorizada nas águas territoriais guineenses. Quarenta das 80 pirogas apreendidas possuíam uma autorização para pescar apenas no rio Cacheu.

A fim de confirmar que os cidadãos senegaleses implicados no litígio não estavam em situação de detenção o Ministro senegalês das Pescas e Economia Marítima e de Transportes Marítimas, Khoupaichi Thian, deslocou-se à Guiné Bissau onde se inteirou da situação dos pescadores clandestinos senegaleses. Em declarações à imprensa, Carlos Mussa Balde, Ministro das Pescas da Guiné-Bissau confirmou que os cidadãos senegaleses serão reencaminhados para o país de origem.

Segundo Mussa Balde, os responsáveis dos dois barcos sul-coreanos têm de liquidar uma multa de 400 mil dólares, cerca de 269 mil Euros, e os proprietários das pirogas autuados com uma multa global de 30 milhões de Francos Cfa, aproximadamente 46 mil euros.

Perante a situação, os dois governos prometeram, trabalhar em conjunto no combate a pirataria marítima nos dois territórios marítimos

Sumba Nansil
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário