segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Presidente da Guiné-Bissau visita Brasil em dezembro

25-10-2009 14:40:16
Presidente da Guiné-Bissau visita Brasil em dezembro

Bissau, 25 out (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, fará uma visita oficial ao país em 7 de dezembro e destacou o "clima novo" em Bissau.

"Trouxe saudações e felicitações do presidente Lula e o convite para o presidente Malam Bacai Sanhá ir ao Brasil, e ele já aceitou, no próximo dia 7 de dezembro", afirmou Amorim, que fez uma visita de algumas horas a Bissau.

Para o chefe da diplomacia brasileira, a visita é "importante porque cria um horizonte" para um trabalho mais acelerado na cooperação entre os dois países.

"Já combinei com o primeiro-ministro, e aceitou também, que por volta de março, abril, iria ao Brasil para fazer o seguimento do que foi acertado agora", afirmou Celso Amorim.

Sobre a intensificação da cooperação entre o Brasil e a Guiné-Bissau, o chanceler considerou que o que faltava era uma "percepção de estabilidade política" em Bissau.

"Sente-se que há um clima novo na Guiné-Bissau e esse clima é muito positivo e de grande harmonia entre os vários órgãos do Estado. E tudo isso cria um incentivo institucional para que aquela cooperação que queríamos dar possa ser dada de uma maneira muito mais eficaz e com continuidade", afirmou.

"A Guiné-Bissau pode esperar uma disposição ainda mais forte de cooperar do Brasil", disse.

Agenda

Durante esta visita à Guiné-Bissau, que encerrou um périplo por vários países africanos, Amorim inaugurou um centro de formação profissional criado por uma parceria brasileira, e se reuniu com as autoridades guineenses.

Paralelamente, houve uma reunião técnico-empresarial entre empresários brasileiros e guineenses.

"Acho que a Guiné-Bissau vai precisar de investimento na área da energia, agroindustrial, infraestruturas e são tudo áreas onde o Brasil tem muita experiência", afirmou o ministro brasileiro.

Com as autoridades guineenses, Celso Amorim abordou também temas sobre a estabilização da Guiné-Bissau e a necessidade de apoios internacionais. O Brasil chefia a missão do Programa da Consolidação da Paz das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário