segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Guiné participa em hidroeléctrica
de 1.000 milhões de euros


19/10/09, 01:00
O Projecto Energia da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia, a OMVG, vai avançar dentro de uma parceria público-privada.
O aproveitamento hidroeléctrico envolve investimentos de 1.000 milhões de euros e prevê a construção de duas barragens hidroeléctricas em Kaleta, na Guiné-Conakry, e em Samba Galo, no Senegal.

O conjunto destas unidades terá uma capacidade de produção de 328 MW. O projecto inclui a construção de uma linha de inter-conexão de 1.677 quilómetros, que ligará o conjunto dos quatro países membros que integram a organização: Guiné-Conakry, Guiné-Bissau, Gâmbia e Senegal.

A conferência com os potenciais investidores privados neste projectos realizou-se a meio de Outubro em Dakar, foi liderada pelo ministro dos Recursos Naturais da Guiné-Bissau, Óscar Barbosa, e constituiu um marco neste projecto.

Pela primeira vez, foi possível um entendimento dentro de uma parceria público-privada, tendo ficado definido que em matéria de construção das duas hidroeléctricas e respectivas centrais será o sector privado a assumir a responsabilidade, enquanto que a construção da linha de interconexão que transportará e distribuirá pelos quatro países a energia produzida, bem como a componente ambiental e social, o seguimento e avaliação das obras, para além da assistência técnica serão confiadas aos Estados-membros da OMVG.

O sector privado fará um investimento global neste projecto da ordem dos 400 milhões a 480 milhões de euros e assumirá alguns dos factores de risco.

Fonte da OMVG disse que os parceiros privados estão disponíveis para intervirem num quadro de um "design build operate", desde que sejam clarificados aspectos como a reorganização das redes de interconexão, a re-estruturação das sociedades de electricidade dos países membros, a harmonização da regulamentação quanto à regulação, as tarifas, as garantias de pagamento de electricidade consumida, e o controlo e gestão das redes de transporte por uma entidade especializada.

Sem comentários:

Enviar um comentário