sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Revista de imprensa



Disputa de fronteiras e vírus informáticos são destaque na imprensa
2009-10-30 10:49:52
Bissau – A imprensa guineense desta semana voltou a destacar a disputa da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal. Destaque ainda para o vírus que atacou o sistema informático da EAGB.
A imprensa guineense continuou esta semana a dar destaque à questão da disputa territorial entre a Guiné-Bissau e o Senegal. «Senegal reconhece a fronteira herdada do tempo colonial», é o destaque do Diário Bissau. «Diplomaticamente é pacífica a questão da fronteira que divide as Repúblicas da Guiné-Bissau e do Senegal, apesar de no terreno as Forças Armadas nacionais terem deslocado para fronteira norte um batalhão de soldados com o objectivo de defenderem o território nacional, de uma possível ocupação senegalesa», escreve o jornal.

Segundo o Diário Bissau, não obstante no final do encontro ter havido muita cortesia nas declarações das representações dos dois países a discussão foi bem quente relativamente às questões fronteiriças. A parte senegalesa tranquilizou o Governo da Guiné-Bissau afirmando que não existe nenhuma tentativa de ocupação do território guineense, recorrendo para isso a um Tratado Internacional que permite perseguir os rebeldes de Casamança até ao território da Guiné-Bissau em caso de imposição militar.

No recente jornal lançado na imprensa guineense, Donos da Bola, é lançado para manchete que «Vírus abalam sistema informático de computadores da EAGB (Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau». Ironicamente, o semanário adianta que «o sistema financeiro da empresa foi atingido por vírus que abalou todos os computadores daquela instituição, que produz e distribui água e luz no país». Adiantou ainda ter apurado que o referido vírus está infiltrado no serviço financeiro da EAGB e tem destruído todas as receitas que entram no seu departamento financeiro.

Novamente no Diário Bissau, uma nota adianta que «Um australiano, de 54 anos, foi identificado como o delinquente que há oito anos cometeu um roubo, graças a análise de ADN retirado de uma sanguessuga que a polícia encontrou no local do crime». A notícia tem como origem a imprensa australiana desta semana. A sanguessuga foi encontrada pelos agentes no chão, próximo do cofre da casa de uma mulher vítima de roubo.

As autoridades estranharam e suspeitaram que a sanguessuga tivesse chegado até à casa presa ao corpo de um dos ladrões. Extraíram sangue do animal e guardaram a amostra para análise. O ano passado, com as análises à amostra, comprovou-se que o ADN do sangue retirado à sanguessuga coincidia com o de Peter Alec Cannon, que acabava de ser detido na posse de droga.

Cannon, agora com 54 anos confessou ser um dos autores do roubo e na segunda-feira foi declarado culpado pelo crime no Supremo Tribunal de Tasmânia, que poderá condená-lo até a uma pena máxima de 21 anos de prisão.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário