Bissau – O Chefe da Missão de Observação eleitoral da União Europeia para as eleições Gerais da Guiné-Bissau, Krzysztof Lisek, disse que ficou decepcionado com a directoria da campanha de Nuno Nabiam, que tentou esta segunda-feira, 19 de Maio, divulgar os resultados da votação da segunda volta realizada no dia anterior, através de um comunicado de imprensa.
«Estou extremamente decepcionado com a directoria da campanha de Nuno Nabiam, com a tentativa de anunciar os resultados antes das pessoas responsáveis para este efeito», disse o Chefe da Missão de Observação da UE.
Falando aos jornalistas esta terça-feira, 20 de Maio, no âmbito da declaração preliminar dos resultados da votação desta segunda ronda, Krzysztof Lisek lembrou que dias antes da votação a sua missão manteve um encontro com as duas candidaturas, no qual ficou estabelecido não avançar com os resultados antes de a Comissão Nacional de Eleições (CNE) agir neste sentido.
Perante esta realidade a UE disse que não vai permitir que os resultados sejam manipulados, porque, através dos observadores, a organização sabe quem está em vantagem nestas eleições.
«Eu gostaria de deixar bem claro que a União Europeia não vai aceitar que ninguém faça manipulação ou pressão contra a Comissão Nacional de Eleições», alertou Krzysztof Lisek.
Em relação ao processo, o responsável máximo da missão europeia na Guiné-Bissau disse que se trata de uma eleição livre, justa e transparente, apesar das pequenas irregularidades, mas felicitou o povo guineense.
As dificuldades da primeira volta foram superadas, segundo ainda a declaração preliminar da UE.
Krzysztof Lisek informou que a sua missão vai continuar na Guiné-Bissau para observar as fases finais deste processo.
Sem comentários:
Enviar um comentário