sábado, 10 de maio de 2014

EUA reiteram Governo justo e transparente para a Guiné-Bissau

Embaixador americano reuniu-se com o Presidente de Transição, com o representante da ONU em Bissau e com um dos candidatos à segunda volta das presidenciais.

 

A comunidade internacional observará de perto as eleições em curso na Guiné-Bissau e os Estados Unidos vão apoiar a execução de um plano para garantir que a próxima administração civil trabalhe de forma responsável, governando com justiça e transparência.


Esta garantia foi dada hoje, 8, em conferência de imprensa pelo embaixador americano para a Guiné-Bissau, Lewis Lukens. As declarações do diplomata americano aconteceram depois de encontros com o Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, o Representante da ONU em Bissau, José Ramos Horta e Nuno Gomes Nabiam, um dos candidatos a segunda volta, pois José Mário Vaz, o outro candidato as presidenciais, encontra-se no interior do país.


Lewis Lukens manteve um encontro também com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Indjai, a quem instou para que os serviços de segurança, tal como na primeira volta, não interfiram no processo eleitoral:   “É vital para o futuro da Guiné-Bissau, que o país conclua a transição para um governo democraticamente eleito”,  disse Lukens.


O embaixador dos Estados Unidos para a Guiné-Bissau fez ainda referência aos processos judiciais sobre o tráfico de droga que envolve algumas altas patentes da chefia militar guineense.

    
Durante a visita de algumas horas, o diplomata americano esteve ainda reunido com representantes da juventude guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário