sábado, 10 de maio de 2014

Foto de campanha por resgate de garotas nigerianas é de menina da Guiné-Bissau, aponta fotógrafo

A história verdadeira por trás da foto: Jenabu Balde é da Guiné Bissau. A imagem de Amy Vitali foi tirada em 2011. Sua imagem foi usada inapropriadamente na campanha Bring Back Our Girls, que pede o resgate de mais de 200 garotas sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram na Nigéria

O fotógrafo Amy Vitale apontou, em entrevista ao jornal The New York Times, que as imagens usadas na campanha global BringBackOurGirls – que pede o resgate de mais de 200 garotas nigerianas sequestradas no norte do país pela organização terrorista Boko Haram – mostram meninas que, na verdade, são de outro país.

Amy revelou que nenhuma das garotas retratadas nas fotos foram vítimas do brutal crime, tampouco são nigerianas. Os retratos são de garotas da Guiné-Bissau, país que fica a mais de 1000km de distância da Nigéria.

“As imagens foram tiradas do meu site ou do site da Alexia Foundation por algum designer. Mas elas não tem nada a ver com as garotas que foram abduzidas”, disse em entrevista ao jornal norte-americano.

Amy frisou ainda que apoia a campanha, mas critica a confusão, que considera uma “ignorância” em relação aos povos africanos. “Isso é sobre a deturpação das imagens. Elas não tem nada a ver com as garotas que foram sequestradas, são da Guiné Bissau, é uma história completamente diferente. Você pode imaginar ter uma foto da sua filha usada em todo o mundo para representar um crime desses?”, criticou.

“Eu conheço essas garotas, conheço essas famílias e elas ficaram muito incomodadas em ver os rostos de suas filhas em todo mundo desta maneira”, explicou. Amy esteve na Guiné Bissau em 1993, 2000 e 2011, e as imagens foram produzidas em diferentes momentos ao longo das três visitas. “Me sinto responsável pelas pessoas que fotografei e pelo uso que faço das imagens”, disse ainda. Ele entrou em contato com o rapper Chris Brown, que retuitou a campanha, e com a emissora britânica BBC, que removeu o arquivo de seus veículos.

Sem comentários:

Enviar um comentário