sábado, 31 de maio de 2014

Última Hora: Cipriano Cassamá será o candidato do PAIGC à presidência da ANP

Cipriano-CassamáBissau 31 de Maio de 2014) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo escolheu Cipriano Cassamá como o seu candidato para a presidência da Assembleia Nacional Popular, entre os dois dirigentes concorrentes para o cargo.

O processo da votação no Comité Central do PAIGC terminou nas primeira horas deste sábado, tendo Cipriano Cassamá obtido 228, num universo de 327 votos.

O empresário Braima Camará obteve 97 votos. O actual primeiro vice-presidente do Parlamento, Augusto Olivais, tinha manifestado a sua intenção de se candidatar, mas acabou por se desistir.

De acordo com um membro do Comité Central que esteve presente na votação, houve 1 voto em branco e 1 nulo. O Comité Central conta actualmente com 351 membros, mas 24 deles estiveram ausentes durante a votação.

O Bureau Político (BP) e o Comité Central do PAIGC estiveram reunidos nos últimos dias para não só eleger a figura que irá concorrer à presidência da futura Assembleia Nacional Popular, mas também analisar a situação política vigente no país, depois da vitória do PAIGC nas eleições legislativas.

O PAIGC elegeu 57 dos 102 deputados da ANP e os mesmos serão empossados no próximo dia 13 de Junho. Caberá à ANP a última palavra na escolha do seu Presidente e outros principais cargos.

Domingos Simões Pereira é o actual Presidente desta formação política e será também o futuro primeiro ministro da Guiné-Bissau.

Esta é a segunda derrota consecutiva de Braima Camará. Recorde-se que ele tinha concorrido à presidência do PAIGC no último Congresso de Cacheu, tendo sido derrotado pela lista liderada por Domingos Simões Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário