quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ministro guineense encontrado morto num quarto de hotel em Macau

Na década de 90, Rui de Araújo foi sócio fundador de uma empresa de construção civil com o presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo

Rui de Araújo Gomes, o ministro guineense das Infraestruturas encontrado hoje morto num quarto de hotel em Macau, tinha partido de Bissau na segunda-feira para representar o país num fórum sobre investimentos.

Um assessor do governante disse à Lusa que no dia da partida "o ministro não aparentava nenhum sinal de doença", pelo que a sua morte constitui "uma grande surpresa".

Engenheiro civil formado na antiga Checoslováquia, Rui de Araújo, 61 anos, era primo em primeiro grau do ex-primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior cujo governo foi deposto por um golpe militar em abril de 2012. (Corrige o nome do ministro)

Em 2004, ficou com a pasta dos Transportes e Comunicações no primeiro executivo liderado em 2004 por aquele governante.

Em junho de 2013, Rui de Araújo seria nomeado para o executivo de transição, entretanto criado na sequência do golpe de Estado de 2012, ocupando o cargo de ministro das Infraestruturas.

Na década de 90, Rui de Araújo foi sócio fundador de uma empresa de construção civil com o presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo.

Ultimamente dedicava-se às lides políticas no seio do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em que era membro do secretariado permanente do 'bureau' político (órgão de direção) e também à sua empresa de construção civil, a Kimbas Constroi.

No país era mais conhecido por Rui Kimbanda, alcunha que traz desde os tempos da juventude em que era membro da banda musical K-Negra ao lado do célebre cantor guineense Sidónio País.

Sem comentários:

Enviar um comentário