sábado, 31 de maio de 2014

ONU prolonga missão (UNIOGBIS). por mais seis meses

Nova Iorque - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou por mais seis meses, quinta-feira, o mandato do Gabinete Integrado de Apoio à Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Este novo mandato começa a 01 de Junho e termina a 30 de Novembro deste ano, segundo define a resolução aprovada depois de duas rondas de negociação, a 23 e 27 de Maio.

Inicialmente, previa-se um período de três meses, mas alguns membros pediram renovação por um ano, com um balanço no primeiro trimestre de 2015, conforme recomendava o secretário-geral no seu último relatório.

A solução encontrada acaba por ser um compromisso entre as duas posições, estabelecendo um período de seis meses com uma avaliação no final de Outubro.

A resolução refere também o Programa de Melhoria da Eficácia da Governação, um plano para reformar a administração pública, e felicita o país pela realização das eleições legislativas e presidenciais.

O Conselho de Segurança volta, no entanto, a referir algumas preocupações, como a falta de supervisão sobre os militares, o tráfico de droga e as violações dos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário