quinta-feira, 22 de maio de 2014

Declaração do porta-voz da UE sobre o processo da eleição presidencial na Guiné-Bissau

"Na sequência do anúncio dos resultados das eleições presidenciais feito pela Comissão Nacional das Eleições, nos apresentamos felicitações ao Sr. José Mário Vaz, que de acordo com os resultados preliminares, tem uma clara liderança.


Congratulamo-nos com o êxito da condução do processo eleitoral e felicitamos novamente o povo da Guiné-Bissau pelo seu firme compromisso para com a democracia e a paz.


A Missão de observação eleitoral da União Europeia, enviada para o país desde Março de 2014, e presente em todas as regiões, considerou que o apuramento foi transparente, bem organizado e conformeà legislação vigente.

A referida Missão permanecerá na Guiné-Bissau para acompanhar o contencioso e até à declaração dos resultados finais.

 
Também prestamos homenagem aos outros candidatos presidenciais pela sua contribuição para o processo democrático. Apelamos aos oponentes que respeitem o seu compromisso em manter a paz e em utilizar os procedimentos legais apropriados para a resolução de quaisquer reclamações.

 
A União Europeia está firmemente empenhada em colaborar com as novas autoridades eleitas, após a divulgação do resultado final, para restabelecer a estabilidade, o desenvolvimento económico e a prosperidade na Guiné-Bissau. Encorajamo-las a que prossigam as reformas necessárias de forma inclusiva e em diálogo com todos os grupos políticos."


21 de Maio de 2014
 

Sem comentários:

Enviar um comentário