segunda-feira, 5 de maio de 2014

Música da Guiné-Bissau será atração do Dia da Língua Portuguesa

Aterra esta segunda-feira em Nova Iorque Zé Manel, fundador da banda Super Mama Djombo; concerto na sede das Nações Unidas vai comemorar os 40 anos de independência do país lusófono.

Ouvir / Baixar

concert_UN-PHOTO

Na década de 1960, quando a Guiné-Bissau lutava pela sua independência, um grupo de crianças formou uma banda que viria então a ser um símbolo da revolução cultural do país.

Nascia assim a Orquestra Super Mama Djombo, que tem em Zé Manel um dos seus líderes e fundadores.

Concerto

O músico, que criou a banda aos sete anos de idade, aterra em Nova Iorque esta segunda-feira, com a missão de mostrar a música guineense nas Nações Unidas. O concerto de quarta-feira irá marcar o Dia da Língua Portuguesa.

Neste ano, a cultura da Guiné-Bissau ganha destaque, a coincidir com a celebração dos 40 anos da sua independência. Por isso, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, escolheu a "Música pela Consolidação da Paz na Guiné-Bissau" como tema do evento.

Cultura

O concerto de Zé Manel pretende mostrar a contribuição da Guiné-Bissau para a ampliação do repertório cultural da Cplp, além de ilustrar o seu papel para o alcance da paz.

As celebrações do Dia da Língua Portuguesa na sede da ONU são organizadas pela Cplp e as missões dos oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Sem comentários:

Enviar um comentário