segunda-feira, 5 de maio de 2014

Eleições: 3 partidos com assento parlamentar apoiam candidato do PAIGC

Três formações com representação no novo parlamento da Guiné-Bissau e quatro sem assento assinaram hoje um memorando com a direção do PAIGC para apoiar o candidato do partido à segunda volta das presidenciais, José Mário Vaz.

TIAGO PETINGA/LUSA

Bissau, (Lusa) - Três formações com representação no novo parlamento da Guiné-Bissau e quatro sem assento assinaram hoje um memorando com a direção do PAIGC para apoiar o candidato do partido à segunda volta das presidenciais, José Mário Vaz.

O memorando foi assinado entre o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) com o Partido da Convergência Democrática (PCD, 2 mandatos no Parlamento), Partido da Nova Democracia (PND, 1 mandato) e União para a Mudança (UM, 1 mandato).

O candidato do PAIGC à segunda volta das presidenciais também contará com os apoios do Partido da Solidariedade e Trabalho (PST), União Nacional para Progresso e Desenvolvimento (UNDP), Frente Democrática (FD) e Partido para o Progresso (PP), formações políticas sem representação parlamentar.

Além dos apoios dos sete partidos, o candidato do PAIGC também vai contar com um grupo de jovens que tinham estado ao lado do candidato independente Paulo Gomes, que ficou em terceiro lugar na votação da primeira volta das eleições realizada no dia 13 de abril.

Na sexta-feira o candidato independente Nuno Nabian que vai disputar a segunda volta das presidenciais contra José Mário Vaz recebeu os apoios do Partido da Renovação Social (PRS), segundo partido mais votado para o próximo parlamento, e de mais 12 formações políticas sem assento parlamentar.

O PAIGC foi o vencedor das eleições legislativas com 57 dos 102 mandatos do parlamento guineense.

Também na sexta-feira Nuno Nabian recebeu os apoios de quatro candidatos derrotados na primeira volta das presidenciais.

Para José Mário Vaz, os apoios hoje recebidos representam uma "grande responsabilidade" para a sua candidatura. Mário Vaz enaltece o facto de os partidos que o apoiam estarem quase todos representados no parlamento.

"Do outro lado (Nuno Nabian) está a quantidade deste lado está a qualidade", observou José Mario Vaz.

A segunda volta das eleições presidenciais terá lugar no dia 18 deste mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário