quarta-feira, 28 de maio de 2014

Retoma de ligações aéreas Lisboa - Bissau em avaliação

Portugal vai contactar as novas autoridades da Guiné-Bissau a fim de verificar se estão reunidas as condições de segurança para retomar os voos entre Lisboa e Bissau, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros no parlamento.

«Iremos iniciar os contactos com as novas autoridades guineenses logo que estas sejam empossadas. Teremos de verificar se estão asseguradas as condições de segurança no aeroporto de Bissau, para que episódios como o de 10 de dezembro não voltem a ocorrer», afirmou o ministro Rui Machete, durante uma audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades.

 

Os voos da TAP entre as capitais dos dois países foram interrompidos depois do embarque forçado de passageiros ilegais, em Bissau.

«As autoridades de facto nunca nos deram tais garantias», referiu o governante, que acrescentou que uma vez asseguradas as condições de segurança, «caberá depois às companhias a decisão de operar a rota».

Neste caso, a TAP «terá depois de analisar e ponderar as necessárias questões operacionais».

A Guiné-Bissau terminou domingo passado um ciclo eleitoral em que foram indicados um novo Governo e um novo Presidente da República, depois de dois anos de um executivo de transição, na sequência de um golpe de Estado militar.

O ministro reiterou que as eleições foram «um sucesso, perante as difíceis circunstâncias em que se realizaram».

«A vitória do partido derrubado pelo golpe de Estado de 2012 demonstra o claro repúdio da população relativamente ao golpe, aos seus objetivos e aos seus autores. E a exígua votação alcançada pelos representantes das autoridades de transição confirma o que Portugal, a União Europeia e a CLPL [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa] sempre afirmaram sobre a sua falta de representatividade e legitimidade».

Para Rui Machete, as eleições marcam «um definitivo virar de página na instabilidade crónica» dos últimos anos em Bissau.

O chefe da diplomacia portuguesa defendeu que Portugal e a União Europeia «confirmarão o seu papel tradicional de principais parceiros da Guiné-Bissau, apoiando técnica e financeiramente a implementação das reformas», que deverão visar a segurança, o reforço do Estado de Direito e combate à impunidade e a reforma da administração.

Lusa

2 comentários:

  1. Já não era "Sem tempo..." e já agora acertem os preços porqsão carissimos. Peso q será a rota onde a TAP ganha mais dinheiro.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais,alertar as novas Autoridades da Guiné-Bissau, Futuro Ministro dos Transportes, o Governo deve exigir da TAP Portugal, o Baixar dos Preços das Viagens ente as Duas Cidades, é inaceitável o Preço Praticado por essa Companhia, num Voo de 3H35/3H50 Minutos, por um Preço Exorbitante, por cima num Airbus A320. Com muito menos Despesas em Termos de Serviço Qualidade e menos Conforto para Nós Passageiros

    ResponderEliminar