quinta-feira, 11 de março de 2010

Japão concede apoio para a actividade económica

Bissau - O Japão concedeu hoje(terça-feira) à Guiné-Bissau cerca de um bilião de francos CFA (cerca de 1,5 milhões de euros) para apoio à actividade económica, importação de bens essenciais e financiamento de projectos de desenvolvimento local.

A convenção do financiamento foi hoje rubricada entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Adelino Mano Queta, e o embaixador do Japão (com residência no Senegal), Takashi Saito.

Segundo o embaixador Saito, a verba hoje disponibilizada pelo Governo japonês será usada para a compra de produtos de primeira necessidade e financiamento de projectos de desenvolvimento local.

O diplomata nipónico referiu que o seu país tem vindo a realizar gestos semelhantes desde 2007, altura em que Bissau e Tóquio retomaram as relações de cooperação, interrompidas na sequência da guerra civil de 1998/99 ocorrida na Guiné-Bissau.

Takashi Saito destacou que o seu Governo deposita esperanças nos esforços em curso para a reconciliação dos guineenses, frisando que da última vez que visitou a Guiné-Bissau, há um ano, foi na altura em que o Presidente João Bernardo "Nino" Viera foi assassinado, em Março.

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, o apoio do Japão tem ajudado a "galvanizar a economia" do país.

Adelino Mano Queta sublinhou também que os apoios de Tóquio a Bissau têm servido para fortalecer as relações entre os dois países e ainda para o reforço do apreço do povo guineense pelo japonês.

Sem comentários:

Enviar um comentário