terça-feira, 16 de março de 2010

Delegação de Guiné-Bissau vem ao TSE conhecer processo eleitoral brasileiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta segunda-feira (15) visita técnica de representantes da Comissão Nacional Eleitoral de Guiné-Bissau. Eles foram recebidos pelo diretor-Geral do TSE, Miguel Fonseca, e vieram acompanhados do gerente de Cooperação Sul-Sul com países de língua portuguesa da Agência Brasileira de Cooperação, Paulo Lima. O principal motivo da visita dos africanos foi conhecer o processo eleitoral brasileiro e todo o trabalho desenvolvido pelo TSE.

"Nós viemos aqui para colher experiência no domínio da administração da Justiça Eleitoral. Somos um país jovem e, portanto, estamos dando nossos primeiros passos e, durante todo o processo de consolidação da democracia em Guiné Bissau, o Brasil tem dado uma importante contribuição", disse o presidente da comissão, deputado Desejado Lima da Costa, que destacou, ainda, o exemplo do Brasil com o seu modelo próprio de voto eletrônico.

Outro grande interesse da delegação está na urna com identificação biométrica que já foi introduzida em alguns municípios brasileiros. A intenção, segundo Costa, é que a novidade seja implementada nas próximas eleições de Guiné Bissau, agendadas para 2012. "Queremos ter um referencial para a reforma e modernização do nosso sistema eleitoral. O Brasil deve nos orientar, inclusive, na gestão de tecnologia da informação no processo eleitoral", acrescentou.

O secretário das Seções do TSE, Fernando Maciel de Alencastro, explicou ao grupo a legislação eleitoral brasileira, fazendo uma retrospectiva do processo de eleições, e descreveu o funcionamento da Justiça Eleitoral especializada no Brasil. Na sequência, eles participaram de uma exposição sobre a gestão de Campanhas de Educação Cívica Eleitoral e conheceram também o Portal do TSE na internet.

A delegação de Guiné Bissau, que iniciou sua programação de visitas técnicas hoje, deve ficar até o próximo final de semana em Brasília. Estão agendadas visitas ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e a um cartório eleitoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário