terça-feira, 30 de março de 2010

Agricultores de Guiné-Bissau trocam experiências em Cabo Verde

As duas partes vão discutem os meios para estimular as exportações de Cabo Verde para Guiné- Bissau.

Praia- Um grupo de cinco agricultores da Região de Nhacra, em Guiné-Bissau, encontra-se numa visita de uma semana a Cabo Verde para intercâmbio e trocas de experiências com colegas da Associação dos Agricultores, Avicultores e Pecuários do Colonato de Chão Bom, no concelho do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago.

A visita desses agricultores da associação "Nô Djunta", iniciada domingo, realiza-se no programna de um processo que prevê a curto/médio prazos trocas comerciais no seror agropecuário entre Guiné-Bissau e Cabo Verde.

No mesmo âmbito, um técnico ligado à Associação dos Agricultores e Pecuários do Colonato de Chão Bom deslocou-se a Guiné-Bissau, em setembro do ano passado, com o propósito de administrar uma ação de formação sobre "Gestão e Organização Associativa".

Com a vinda deste grupo de agricultores bissau-guinneenses, os promotores desta iniciativa pretendem "estimular e incentivar o escoamento de frutas e outras produções agrícolas de Guiné-Bissau para o arquipélago", bem como a partilha de experiência nas áreas da agricultura e da criação de gado, entre outras.

De acordo ainda com fontes ligadas à associação, a iniciativa tem também uma vertente social, uma vez que ela pretende criar condições para que a população com menos posse venha a adquirir frutas e outros produtos importados da Guiné-Bissau a um preço mais acessível do que nas condições actuais.

As duas partes vão também procurar encontrar as vias para estimular as exportações de Cabo Verde para a Guiné- Bissau.

Do programa da estadia da delegação de agricultores bissau-guneenses constam visita a uma Associação Agro- Hortelã para se inteirar do processo de transformação e conservação de produtos, troca de experiência com a associação de microcréditos Fami - Picos, visita ao cais da Praia e serviço de quarentena vegetal, entre outros.

A delegação do "Nõ Djunta" irá também inteirar-se do funcionamento de alguns mercados, nomeadamente o da Assomada e do Sucupira, onde muitos cidadãos da Guiné- Bissau exercem a sua atividade comercial.

Durante a sua estadia, os cinco integrantes da associação serão recebidos em audiência por autoridades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, João Domingos Correia, e o ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, José Maria Veiga. As informações aão da Panapress

Sem comentários:

Enviar um comentário