sexta-feira, 12 de março de 2010

Ciclos Eleitorais: UE dá mais de 6 milhões de euros aos PALOP

Projecto de ajuda financeira visa promover uma democracia mais consolidada no espaço lusófono

Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste vão contar com a ajuda da União Europeia para melhorar a gestão dos ciclos eleitorais. A UE entregou esta quinta-feira 6,1 milhões de euros ao Governo da Guiné-Bissau, no âmbito deste programa, informa a agência Lusa.

O objectivo desta iniciativa é melhorar o desempenho eleitoral das instituições responsáveis pela gestão das eleições nos PALOP e Timor-Leste. O montante destina-se ainda a estimular a participação dos jovens e das mulheres nos actos eleitorais.

O 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento tinha prevista a realização de uma convenção para o financiamento do espaço lusófono, que foi assinada esta quinta-feira, entre o delegado da Comissão Europeia na Guiné-Bissau, o embaixador Franco Nulli, e o ministro das Finanças guineense, José Mário Vaz. O projecto está fixado num horizonte temporal de dois anos, até 2012.

De referir que esta ajuda enquadra-se também nos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio e nos laços de cooperação entre a Guiné-Bissau e a União Europeia, de modo a promover mais e melhor democracia e fomentar o exercício da cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário