sábado, 6 de março de 2010

Governo quer realizar autárquicas até ao final do ano - governo

Bissau - O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Luís Oliveira Sanca, disse hoje, durante o encontro sobre descentralização do poder, que o governo quer organizar eleições autárquicas, as primeiras do país, até ao final do ano.


"Para o governo, é um imperativo nacional a descentralização do poder e a realização de eleições autárquicas", afirmou Luís Oliveira Sanca, sublinhando que o poder local é fundamental para o desenvolvimento do país.


Para a realização das autárquicas, o ministro da Administração Territorial considerou que é preciso "grande coragem, diálogo e disponibilidade" dos amigos da Guiné-Bissau.


Com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o processo de organização das eleições autárquicas vai ser mais célere e o escrutínio ainda pode ocorrer este ano, estimou o ministro.


No encontro sobre descentralização do poder, organizado pelo Ministério da Administração Territorial guineense, foi criada a Associação das Autarquias Locais na Guiné-Bissau.


Após a sua criação, foi assinado um acordo de cooperação com a ANMP e o Foral da CPLP, que visa essencialmente ajudar o país a organizar as eleições autárquicas, preparar o quadro legal e dar formação aos futuros quadros das autarquias.

Sem comentários:

Enviar um comentário