segunda-feira, 1 de março de 2010

Humanitarius prepara expedição solidária à Guiné-Bissau



A Humanitarius – Associação Humanitária de Apoio Social Internacional, sedeada em Portimão, está a preparar uma expedição solidária à Guiné-Bissau, com o embarque de dois contentores com 43 toneladas de equipamentos para apoio social, saúde e educação.

Um contentor transportará equipamentos médicos hospitalares doados pelo Hospital de Faro e pelo Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio: dois blocos operatórios de otorrino e oftamologia, duas incubadoras, 40 berços para recém-nascidos, estufas de esterilização, ventilação assistida, camas articuláveis, ecógrafo, encefalógrafo e aspirações de secreções, entre outros.

Com a equipa da Humanitarius, seguirá a médica Ana Lopes que, com o patrocínio do Hospital de Faro, dará consultas gratuitas de despistagem de Diabetologia a mulheres e crianças, em orfanatos e hospitais do interior do território guineense.

Para apoio social, seguirão roupas, calçado e milhares de brinquedos, entre outras doações para serem distribuídas pelas tabancas do interior, assim como seguirá muito material escolar para apoio na área educativa.

A associação algarvia vai mediar ainda o «apadrinhamento» escolar de duas escolas no interior sul da Guiné, uma tutelada pelo município de Lagos e outra pelo município de Vila do Bispo.

Ao todo, os dois contentores vão transportar 43 toneladas de doações. Três viaturas TT seguirão com sete pessoas, fazendo uma rota de 11.750 km (ida e volta), numa expedição que arrancará dia 22 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário