terça-feira, 23 de março de 2010

Combates entre exército senegalês e rebeldes Casamança preocupam população




Bissau - Os violentos combates que decorrem desde quinta-feira passada entre o exército do Senegal e os rebeldes separatistas de Casamança, em Ziguinchor, começam a preocupar a população e autoridades da Guiné-Bissau noticia hoje(segunda-feira) , a Lusa.
Yero Sambu, um popular da aldeia de Djegui (localidade guineense situada a quatro quilómetros do Senegal) indicou à Lusa que "a população da aldeia começa a estar preocupada" devido ao nível dos combates.
"Temos muito medo, porque sentimos o som dos estrondos como se os combates decorressem aqui", declarou Sambu, sublinhando que já ouviu falar que os sons dos combates são sentidos até na cidade de Cacheu.
Para já e tirando a preocupação das populações do lado guineense ao longo da linha da fronteira com o Senegal não se registam movimentos anormais de pessoas que fogem dos combates, mas as autoridades de Bissau pretendem saber do estado de espírito das populações.
Com vista se inteirar da situação ao longo da fronteira norte com o Senegal, o ministro da Administração Territorial guineense, Luís Oliveira Sanca desloca-se nos próximos dias às localidades de São Domingos, Suzana, Varela e Sucudjake.
Fonte do governo regional em São Domingos indicou que a circulação de pessoas e automóveis continua normal no corredor São Domingos/ Ziguinchor, localidades separadas por 25 quilómetros.
Uma fonte militar contactada pela Lusa disse que não há nenhuma medida excepcional por parte do exército guineense, uma vez que "os combates decorrem no lado do Senegal entre os senegaleses".
A fonte confirmou, no entanto, que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) guineense, Zamora Induta se encontra em Portugal mas está informado de tudo o que se passa no país.

Desde quinta-feira passada, a cidade de Ziguinchor tem sido palco de violentos combates, com recurso à armas pesadas e a aviação, entre o exército regular do Senegal e os rebeldes do Movimento das Forças Democráticas do Casamança (MFDC), grupo que luta pela independência da região de Casamança há mais de 20 anos.


Os combates, indicaram fontes em Ziguinchor, surgiram na sequência da tentativa de resgate pelos rebeldes do MFDC de dois comandos seus presos pelo exército do Senegal dias antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário