sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Deputados reunidos na sessão ordinária da ANP (Só conversa para distrair os Guineenses) “a presença dos militares porquê com que direito?”

Bissau – Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) encontram-se reunidos a partir desta quinta-feira, 15 de Novembro, numa sessão que termina a 15 de Dezembro.

Trata-se da sessão ordinária referente à VIII Legislatura, tendo em agenda a votação da lei eleitoral, a prorrogação da presente legislatura, a eleição do Presidente da Comissão Nacional de Eleições, de entre outros pontos.


No acto de abertura, Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, disse que o processo em curso no país precisa de regularizar a intervenção da ANP na produção das leis e de outros documentos.
Serifo Nhamadjo apelou aos deputados no sentido de transmitirem uma mensagem de reconciliação entre os guineenses.


Participaram na sessão o Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas e as chefias militares. O Presidente Ilegítimo de transição falou dos acontecimentos de 21 de Outubro, tendo classificado as mortes registadas como «inglórias».


«Apesar desta situação, o país continua a caminhar para a normalidade», referiu Serifo Nhamadjo, que falou pela primeira vez do assunto, tendo revelado que o número de pessoas detidas por alegado envolvimento é considerável.


Neste sentido, o Presidente Ilegítimo de transição pediu celeridades nos processos judiciais dos detidos, com base no respeito aos direitos humanos.


As questões do diálogo e partilha de valores da República foram, entre outros, aspetos que marcaram as palavras do Presidente da transição.


A recente assinatura entre a CEDEAO e a Guiné-Bissau do acordo para a reforma nos sectores de Defesa e Segurança foi um assunto também abordado na sessão da ANP.


A Justiça, o início das aulas nas escolas públicas, a retoma do projeto de construção de escolas pelo Governo do Japão, as obras de reabilitação do Hospital Nacional Simão Mendes e a comunidade guineense no estrangeiro foram pontos que também mereceram a atenção de Serifo Nhamadjo.

Sem comentários:

Enviar um comentário