Bissau – Os deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP) encontram-se reunidos a partir desta quinta-feira, 15 de Novembro, numa sessão que termina a 15 de Dezembro.
Trata-se da sessão ordinária referente à VIII Legislatura, tendo em agenda a votação da lei eleitoral, a prorrogação da presente legislatura, a eleição do Presidente da Comissão Nacional de Eleições, de entre outros pontos.
No acto de abertura, Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, disse que o processo em curso no país precisa de regularizar a intervenção da ANP na produção das leis e de outros documentos.
Serifo Nhamadjo apelou aos deputados no sentido de transmitirem uma mensagem de reconciliação entre os guineenses.
Participaram na sessão o Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas e as chefias militares. O Presidente Ilegítimo de transição falou dos acontecimentos de 21 de Outubro, tendo classificado as mortes registadas como «inglórias».
«Apesar desta situação, o país continua a caminhar para a normalidade», referiu Serifo Nhamadjo, que falou pela primeira vez do assunto, tendo revelado que o número de pessoas detidas por alegado envolvimento é considerável.
Neste sentido, o Presidente Ilegítimo de transição pediu celeridades nos processos judiciais dos detidos, com base no respeito aos direitos humanos.
As questões do diálogo e partilha de valores da República foram, entre outros, aspetos que marcaram as palavras do Presidente da transição.
A recente assinatura entre a CEDEAO e a Guiné-Bissau do acordo para a reforma nos sectores de Defesa e Segurança foi um assunto também abordado na sessão da ANP.
A Justiça, o início das aulas nas escolas públicas, a retoma do projeto de construção de escolas pelo Governo do Japão, as obras de reabilitação do Hospital Nacional Simão Mendes e a comunidade guineense no estrangeiro foram pontos que também mereceram a atenção de Serifo Nhamadjo.
Sem comentários:
Enviar um comentário