quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Militares golpistas deviam ficar no poder - defende deputado do PAIGC

Bissau  - O antigo secretário de Estado das Pescas da Guiné-Bissau, Mário Dias Sami, afirmou hoje, terça-feira, no Parlamento, que os militares que fizeram o golpe de Estado deviam ficar com o poder, em vez de o entregar aos civis. 

"Sim, porque em golpes de Estado clássicos quem faz o golpe fica com o poder. Mas, aqui o que temos tido não são golpes de Estado, porque os militares acabam sempre por entregar o poder aos civis", defendeu Dias Sami, agora  deputado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), maioritário. 

Intervindo numa sessão parlamentar, dedicada a debates sobre a revisão pontual da Constituição da Guiné-Bissau, Mário Dias Sami disse que os políticos e os guineenses deviam "deixar os militares em paz".  

"Se fosse eu a fazer o golpe de Estado tinha ficado com o poder", afirmou  Sami, acrescentando que o poder hoje está com civis, como o presidente de  transição (Serifo Nhamadjo), o presidente do Parlamento (Sory Djaló), a  presidente do Supremo Tribunal de Justiça (Maria do Céu Monteiro) e o primeiro-ministro (Rui de Barros). 

"Os civis devem assumir de uma vez por todas as suas responsabilidades, porque são eles que detêm o poder neste país, não os militares. Já chega de falar de golpe de Estado para justificar tudo e mais alguma coisa. Nós, os parlamentares temos que assumir a nossa responsabilidade", sublinhou.

O antigo governante reagia assim quando alguns deputados, nomeadamente os da sua própria bancada, falaram da necessidade de antes de se aprovar qualquer diploma no Parlamento as bancadas consultarem as respetivas direcções partidárias.

"Se somos divididos neste país por causa dos partidos, então o melhor, se calhar, era acabarmos com os partidos e ficarmos com o povo da Guiné-Bissau, que é o mais importante", disse Mário Sami, merecendo palmas de alguns deputados.


Nota do Editor

Declarações destas só legitimam os Golpistas, este Senhor não vê ou não sabe que quem manda são os militares e o Kumba Yála, os ditos civis são uns paus mandados.

Sem comentários:

Enviar um comentário