segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Igreja prepara iniciativa de diálogo nacional

Bissau, 05 nov (SIR) - "A Igreja na Guiné-Bissau está preparando uma iniciativa de diálogo nacional" – foi o que disse à imprensa o Bispo de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign, depois de um recente encontro com o presidente de transição guineense, Manuel Serifo Nhamadjo. Segundo informações enviadas à Agência Fides pela Cúria de Bissau, o prelado afirmou que "considerada a situação atual, acreditamos que a única, a melhor maneira para resolver os nossos problemas internos e abrir para perspectivas futuras, seja colocar na mesma mesa de diálogo todos os guineenses".

O bispo acredita que se todos se dispuserem ao diálogo e ouvirem as opiniões dos outros, será possível sair dessa situação. A futura proposta de diálogo nacional, que começa pela iniciativa

"Voz da Paz", apoiada por líderes religiosos, envolverá todos os setores sociais, políticos e várias organizações. O golpe de Estado ocorrido na Guiné-Bissau em 12 de abril passado, aumentou a pobreza no país e de seu povo, enquanto o isolamento internacional provocou a escassez de remédios. Dom Câmnate na Bissign em sua carta de 18 de setembro passado disse: "Estou muito preocupado, porque ninguém sabe quanto tempo poderá durar esse isolamento político e diplomático da Guiné-Bissau. E quem pagará as consequências desta nova crise serão, como sempre, os grupos mais vulneráveis: doentes, crianças, mulheres e idosos".

Sem comentários:

Enviar um comentário